Adusb promove evento sobre lutas e desafios das mulheres trabalhadoras

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, o Grupo de Trabalho de Política de Classe, Etnicoraciais, Gênero e Diversidade Sexual da Associação dos Docentes da Uesb (Adusb) realizará a mesa redonda “Lutas e desafios das mulheres trabalhadoras”. O evento ocorrerá no dia 11 de março, no auditório II do Módulo Luizão da UESB, campus Vitória da Conquista, às 19h, com as professoras Marinalva Oliveira (UNIFAP) e Luciana Silva (UESB).

Marinalva Oliveira é a 1ª vice-presidente da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN) e professora da Universidade Federal do Amapá. Foi presidenta do ANDES-SN durante a greve histórica das Universidades Federais em 2012 e atualmente é encarregada da comunicação do Sindicato Nacional. Durante o evento, debaterá sobre a importância da organização das mulheres trabalhadoras.

Luciana Silva é advogada e professora do curso de Direito da UESB. Foi vencedora do 5º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero (CNPq) em 2010 e agraciada com o diploma de “Mulher Cidadã” pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista no ano de 2011. A docente fará uma análise das intervenções do Direito como instrumento em prol da subalternização feminina.

Numa tentativa de promover o acesso à discussão nos demais campi da UESB, a Adusb fará em caráter experimental a transmissão da mesa por meio de videoconferência. Em Jequié, os interessados em participar da atividade devem se dirigir à sala 10 do Módulo Manoel Soares Sarmento. Já em Itapetinga, o evento poderá ser assistido no Auditório do Módulo de Educação.