Governo provoca trabalhadores com “adiamento” do reajuste linear
Foto; A Tarde

Durante a Audiência Pública sobre a avaliação do cumprimento das metas fiscais, ocorrida na terça (10), o Secretário da Fazenda, Manoel Vitório, defendeu o “adiamento” do reajuste linear. O atraso no pagamento já ultrapassa 70 dias e 34 mil servidores permanecem com vencimentos abaixo do salário mínimo. Não há previsão de quando será autorizada a reposição inflacionária.

Segundo matéria do jornal A Tarde, publicada na quarta (11), não existe garantia do reajuste linear integral (6,41%) com pagamento retroativo ao mês de janeiro, como reivindicado pelo funcionalismo público. De acordo com o secretário da Fazenda, não adianta "fazer uma promessa de reajuste e depois não conseguir honrar os salários". O dito déficit na previdência foi utilizado como justificativa para não honrar a data-base dos(as) servidores(as).

Quando questionado por deputados de oposição sobre a situação das contas do Estado, Manoel Vitório fez questão de ressaltar que 45% dos restos a pagar de 2014 foram quitados e que a Bahia encerrou o ano passado com o superávit de R$ 1,13 bilhão. Em nota publicada pela Secretaria de Comunicação, em fevereiro, o governo também considerou a situação da dívida pública do Estado como “bastante confortável”, contrapondo-se ao cenário apresentado quando se trata de garantir os direitos dos(as)trabalhadores(as). Desse modo, fica clara a prioridade do governo Rui Costa: tudo para o capital, credores da dívida pública e migalhas para os(as) servidores(as) públicos(as) estaduais.

Enquanto isso, os salários dos(as) 237 mil servidores(as) continuam a ser corroídos pela inflação. Em 2013 e 2014 o ex-governador Jaques Wagner realizou os pagamentos de forma parcelada, trazendo perdas aos trabalhadores(as). O Fórum das ADs reivindica pagamento integral da inflação retroativo a janeiro já! Assembleias docentes para a discussão dos próximos passos da mobilização contra os ataques do governo estão previstas para o final de março. Na Uesb, a assembleia ocorrerá no dia 24 de março, no campus de Itapetinga.