Fórum das Ads indica aprovação do Estado de Greve
Reunião do pró-comitê em defesa da educação pública no dia 13 de março

O avanço na luta contra a crise orçamentária foi considerado como essencial pelo Fórum das ADs, durante a reunião ocorrida no dia 12 de março, em Ilhéus. Com a recusa do governo em iniciar o processo de negociação da pauta de reivindicações, o Movimento Docente mostra disposição para o enfrentamento e pauta a greve. O Fórum indica a aprovação do estado de greve e paralisação no dia 8 de abril para construção das atividades do Dia Estadual em Defesa da Educação Pública. Na data, coletivos, sindicatos e movimentos sociais realizarão um ato em frente a Secretaria de Educação, em Salvador, quando será lançado o Comitê em Defesa da Educação Pública na Bahia.

Mesmo com a mobilização durante todo o ano de 2014 pelo respeito aos direitos trabalhistas e mais recursos, o governo não atendeu às demandas do Movimento Docente. Foram realizadas paralisações, panfletagens, campanha de mídia, atos públicos e até mesmo ocupação da Assembleia Legislativa. O indicativo de greve também foi aprovado nas quatro Universidades.

Apesar da importância das mobilizações, o governo não cumpriu suas promessas no que se refere ao PL da desvinculação e ampliação do quadro de vagas. Em relação ao orçamento, além de não destinar 7% da receita líquida de impostos, reduziu em 2015 novamente as verbas de manutenção, investimento e custeio das Universidades. Nem mesmo a reposição inflacionária do ano passado está garantida para os(as) servidores(as) públicos(as), já que o Secretário da Fazenda defende o “adiamento” do pagamento. Em outras palavras, diante do descaso total, é preciso endurecer com o governo. Neste sentido, o Fórum das ADs aponta para a aprovação do estado de greve nas assembleias docentes das quatro Universidades Estaduais no final de março.

Dia Estadual em Defesa da Educação Pública

A criação de comitês estaduais em defesa da educação pública foi um dos encaminhamentos tirados pelo Encontro Nacional de Educação (ENE). Na Bahia, o Movimento Docente e outras entidades têm reunido forças para a construção deste espaço de luta. Após diversas reuniões para articulação e organização, o comitê baiano será lançado no dia 8 de abril em um ato público na Secretaria de Educação.

Durante a atividade, diversas entidades estarão juntas por uma educação pública de qualidade. As pautas de todos os segmentos da educação, presentes no ato, serão veiculadas e reivindicadas. O Fórum das ADs protocolará ainda um documento exigindo o início da negociação. Para que a ampla participação de estudantes e docentes seja viabilizada, o Fórum indica paralisação das atividades durante o Dia Estadual em Defesa da Educação Pública.

A assembleia da Adusb para a discussão dos encaminhamentos do Fórum das ADs será realizada no dia 24 de março no Auditório do Módulo de Educação, na UESB campus de Itapetinga, a partir das 13:30. Filiados(as) de Jequié e Vitória da Conquista que desejarem participar devem entrar em contato com a secretaria da Adusb até o dia 20 de março. O sindicato viabilizará o transporte.