Docentes do campus de Jequié discutem problemas com a Unimed-Sudoeste

Conforme solicitação da Adusb, a Unimed-Sudoeste se reuniu com docentes do campus de Jequié no dia 19 de março. Durante o encontro, vários problemas no atendimento do plano de saúde foram debatidos. A categoria também apresentou suas reivindicações e cobrou providências. Um documento sobre as questões mais emergenciais foi encaminhado para a Adusb pela Unimed no dia seguinte à reunião. Os encaminhamentos sobre os pontos discutidos serão respondidos pelo plano até o dia 31 de março.

Leia o documento na íntegra. 

No início do mês, representantes do plano comunicaram à Adusb que não assumiriam a área de abrangência da Unimed Jequié. Contudo, as novas informações apontam para a possibilidade da Unimed-Sudoeste englobar a referida área.

Os(As) filiados(as) criticaram o baixo número de médicos(as) credenciados(as), ausência de algumas especialidades como mastologia, endocrinologia e nutrologia. A suspensão de atendimento sem aviso prévio, longos prazos para a realização de exames e estabelecimento de cotas para marcação de consultas foram denunciadas. Além disso, parte da rede credenciada do Hospital Santa Helena, listada no documento datado de 6 de março, não está prestando serviços à Unimed.

Os(As) beneficiários(as) do campus de Jequié sugeriram a criação de um contato telefônico 0800 com o intuito de não utilizarem recursos próprios durante a resolução de problemas relacionados à Unimed. Os(As) docentes reivindicaram ainda que os protocolos de comprovação do atendimento sejam disponibilizados por telefone, além da implantação de um sistema via internet para questões como reembolso e autorização de exames. A possibilidade de indicar especialistas e clínicas para credenciamento foi levantada.

Em resposta, a Unimed-Sudoeste encaminhou no dia seguinte à reunião a lista atualizada da rede credenciada em Jequié. Os representantes do Plano esclarecem ainda que “devido ao pequeno intervalo de tempo não foi possível confirmar junto ao hospital eventuais alterações ocorridas na relação informada, todavia, tão logo sejam atualizadas serão remetidas [à Adusb]”. As solicitações de reembolso e sugestões de profissionais e clínicas para avaliação da possibilidade de credenciamento devem ser encaminhadas ao seguinte e-mail sac@unimedsudoeste.com.br . Os canais de atendimento da Adusb foram reafirmados (77) 4009 9408 e (77) 4009 9400. O plano de saúde se comprometeu a responder sobre as demais questões discutidas na reunião até o dia 31 de março.

É importante ressaltar que a continuidade ou não do contrato com a Unimed-Sudoeste será pautada pela assembleia da Adusb a ser realizada nesta terça (24), no auditório do Módulo de Educação da Uesb, campus de Itapetinga.