Adusb discute participação no Dia Nacional de Paralisações contra o PL da Terceirização
Charge: Rosalve Lucas

Só os(as) trabalhadores(as) organizados(as) na luta conseguirão barrar o Projeto de Lei 4330 que desregulamenta o trabalho e impõe as terceirizações. Devido a gravidade dos efeitos gerados para classe trabalhadora, a Adusb realizará assembleia na segunda (13), no campus de Vitória da Conquista, para discutir a participação no Dia Nacional de Paralisações. A atividade foi convocada pela CSP-Conlutas e demais centrais sindicais na tarde de ontem (9).

Veja o edital da assembleia.

Além de defender os direitos contra a desregulamentação do trabalho imposto pelo Projeto de Lei 4330, a mobilização será contra as medidas provisórias 664 e 665 aprovadas pelo governo Dilma que atacam o seguro desemprego, auxílio doença, pensões, PIS e outros direitos.

O PL 4330 e as consequências aos trabalhadores

A aprovação do texto base do PL 4330 ocorreu na quarta (8) na Câmara dos Deputados. A votação ameaça gravemente os direitos conquistados em séculos e que custaram greves, demissões, perseguições e mortes. A desregulamentação do trabalho interessa diretamente aos empresários para aumentar a lucratividade a partir da exploração. no trabalho A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) será coisa do passado, auxílio alimentação, auxílio creche, férias, décimo terceiro salário e FGTS passam a constituir “privilégio” e não direito. serão coisa do passado. a jornada semanal. Os salários serão rebaixados e a jornada de trabalho aumentará, pois os(as) terceirizados(as) recebem, no geral, 24% a menos.

Não é verdade que mais empregos serão gerados. Serão abertos novos postos de trabalho, pois as empresas vão demitir para que o serviço seja prestado pelas terceirizadas.

Todos os setores serão atingidos. Nas empresas privadas teremos a regulamentação do desrespeito aos direitos trabalhistas com o respaldo da lei. Nas estatais haverá demissões para a contratação por empresas terceirizadas. Os concursos públicos entrarão em extinção. Se o PL 4330 for aprovado, entraremos numa nova fase do mundo do trabalho. Ou melhor, retrocederemos décadas, muitas décadas.

Fonte: CSP-Conlutas com edição da Adusb