Governo marca reunião e Fórum das Ads indica rodada de assembleias
Reunião do Fórum das ADs realizada no dia 9 de abril

Pressionado pelo ato público da quarta (8), o governo da Bahia agendou reunião com as Associações Docentes (ADs) para o dia 24 de abril. Serão discutidos os pagamentos de promoções, ampliação do quadro de vagas, lei 7176/97 e desvinculação de vagas por classe. Em reunião do Fórum das Ads, realizada nesta quinta (9), os(as) dirigentes sindicais indicaram uma nova rodada de assembleias durante a primeira semana de maio. Caso a negociação não avance, o Movimento defenderá a deflagração da greve.

No dia 8 de abril, o representante da Secretaria de Administração (SAEB), Adriano Tambone, sinalizou com a possibilidade de criar um calendário para atender aos direitos trabalhistas. Para viabilizar o trabalho, as ADs solicitarão que os reitores forneçam todas as informações dos processos à SAEB. Além disso, serão realizadas reuniões com as reitorias para discutir a garantia do pagamento de direitos trabalhistas no orçamento 2015.

Confira o que aconteceu na reunião entre Adusb e reitoria da UESB.

Unidade na luta

Em busca do fortalecimento da unidade na luta, o Fórum das ADs apontou a necessidade de realizar reuniões entre entidades e coletivos estudantis. O objetivo é avaliar a realização do ato do dia 8 de abril, além de discutir os próximos passos da mobilização.

Reajuste linear

Mais uma vez o governo pretende impor reposição inflacionária com perda aos trabalhadores. De acordo com a proposta, o pagamento será realizado em duas vezes: março (3,5%) e dezembro (2,9%), sem retroatividade. Caso isso ocorra, o funcionalismo público deixará de receber cerca de 3% de seus salários ao longo do ano. O Movimento Docente é contra qualquer acordo que traga prejuízo aos servidores(as). Portanto, protocolará documento na Secretaria de Relações Interinstitucionais para cobrar o pagamento integral e retroativo a janeiro.

PL 4330

Diante da aprovação do texto base do Projeto de Lei 4330, que amplia e regulamenta a terceirização, o Fórum das ADs indica a realização de assembleias para pautar a participação da categoria no Dia Nacional de Paralisações. A mobilização acontecerá no dia 15 de abril e foi convocado pela CSP-Conlutas, CUT, CTB, UGT e outras centrais sindicais.

Se o PL 4330 for aprovado, os(as) profissionais necessários(as) para realizar atividades fins de instituições públicas e privadas poderão ser terceirizados(as). Significa dizer que os concursos públicos para professores(as) de Universidades Públicas poderão ser extinguidos.

Saiba mais sobre o PL 4330 e seus riscos.

A assembleia da Adusb para discutir o tema ocorrerá na segunda (13) a partir das 14h, no auditório do Módulo IV da UESB, campus Vitória da Conquista.

Veja o edital de convocação.