Adusb e Movimento Estudantil avaliam o ato do dia 8 de abril e preparam Semana de Mobilização

Em conformidade com a deliberação da última assembleia da Adusb, o sindicato realizou reunião com representações estudantis nesta sexta (17). Professores(as) e estudantes fizeram avaliação do ato público do dia 8 de abril e discutiram a crise orçamentária. Para a continuidade do diálogo com a comunidade acadêmica, será construída conjuntamente uma “Semana de Mobilização” de 27 a 30 de abril.

O ato foi avaliado pelos(as) estudantes como forte e importante para o avanço da organização do Movimento. As representações mostraram disposição para a construção da luta, mesmo tendo em vista uma possível deflagração de greve. Diante dos inúmeros problemas sofridos nas Universidades, principalmente no que se refere à permanência estudantil, o Movimento não pode se calar e vem articulando mobilizações nos três campi.

A Adusb acredita que a unidade na luta é essencial para a conquista de mais recursos para as Universidades e reafirma a importância das categorias preservarem a autonomia dos seus espaços de deliberação, historicamente construídos.

O Comitê em Defesa da Educação Pública foi apontado como um importante espaço de articulação política. A próxima reunião do Comitê será realizada no dia 14 de maio, na Aduneb, em Salvador. Coletivos, DCEs, Centros e Diretórios Acadêmicos que desejarem participar devem entrar em contato com a secretaria da Adusb de seu campus.

Entre os dias 27 a 30 de abril, professores, professoras, alunos e alunas vão fazer uma semana de mobilização. Estão previstas passagens em sala de aula para a manutenção do debate sobre a crise orçamentária. O momento também será importante para esclarecer à comunidade acadêmica a relação entre o crescimento global do orçamento e a redução das verbas de manutenção, investimento e custeio.

Em protesto contra a inexistência de Restaurante Universitário no campus, os(as) estudantes de Itapetinga farão uma feijoada no dia 29 de abril. A manifestação ocorrerá no local em que deveria funcionar o RU.