Campanha de outdoors do Fórum das ADs é censurada
Outdoor de denúncia da crise orçamentária das Universidades

 O Fórum das ADs foi surpreendido, nesta segunda (20), com a recusa de empresas da cidade de Salvador em veicular os outdoors sobre a crise nas Universidades Estaduais. A justificativa apontada é de que o conteúdo da campanha é “inapropriado”. A Adusb considera tal atitude como uma forma de censura às críticas feitas ao governo e já acionou o jurídico para viabilizar a publicação.

 Diversas empresas foram procuradas e nenhuma aceitou o contrato com o Fórum das ADs. Em 2013, o Movimento Docente sofreu o mesmo tipo de problema. Emissoras de televisão tentaram impedir a transmissão de um vídeo de denúncia por conter o nome do ex-governador Jaques Wagner. A liberação só ocorreu mediante intervenção jurídica.

 As campanhas de mídia produzidas pelo Fórum das ADs têm o compromisso total com a verdade. O Movimento realiza uma ofensiva dura contra o governo Rui Costa (PT), mas devidamente fundamentada em dados, nos princípios da responsabilidade e do respeito. Além do receio de sofrer represálias do governo, não existe um único motivo que impeça tais empresas de prestarem seus serviços.

Em outros momentos, rádios de Salvador também tentaram aplicar uma tabela com preços superiores ao de mercado para veicularem spots do Fórum das ADs. O motivo apontado na época é de que não se tratava de conteúdo comercial. Ou seja, a ocupação dos espaços midiáticos pelos trabalhadores, mesmo utilizando recursos financeiros como qualquer empresa, é minada por ferir interesses políticos.

Diante desse cenário, a Adusb e o Fórum das ADs continuarão a lutar para que a campanha de mídia esteja nas ruas. As reivindicações de respeito aos direitos trabalhistas e destinação de 7% da receita líquida de impostos para as Universidades não serão caladas.