Fórum das ADs protocola contraproposta e reforça os atos de rua
Reunião do Fórum das ADs do dia 3 de julho

O Fórum das ADs protocolou, nesta segunda-feira (6), a contraproposta do Movimento Docente na Governadoria, Secretaria de Educação e Secretaria de Administração. A ação é um importante passo da categoria, em greve há mais de 50 dias, para o avanço das negociações. Além de apontar prazos e princípios referentes às reivindicações, o documento solicita posicionamento do governo até o dia 9 de julho. Em continuidade à mobilização, o Fórum das ADs indica a realização de grande ato no dia 15 de julho e atividades locais no dia 9 de julho.

Durante a reunião do Fórum das ADs, ocorrida no dia 3 de julho, os(as) representantes sindicais apresentaram as contribuições das suas respectivas assembleias para a contraproposta. Não houve alteração de conteúdo, apenas mudanças na redação inicial. A construção democrática demonstra a unidade do Movimento Grevista e a agilidade apresentada reforça a sua responsabilidade com a população baiana.

O documento protocolado mantém os princípios defendidos na deflagração da greve de respeito aos direitos trabalhistas, aumento do orçamento, ampliação do quadro de vagas e sua desvinculação, reposição inflacionária e valorização da carreira.

Confira o documento na íntegra.

A negociação

A última resposta do governo, do dia 19 de junho, reafirma o remanejamento de 20 vagas para promoção na carreira, mesmo com a rejeição da proposta desde maio pelos(as) professores(as). Os demais pontos de pauta foram negados pelo governo Rui Costa, que ainda alongou o prazo para retomar o debate sobre a revogação da lei 7176/97 para o dia 4 de agosto. Devido à protocolação da contraproposta, o governo agendou reunião para o dia 9 de julho às 16h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.  

Mobilização

Apesar da importância da construção da contraproposta, os(as) professores(as) acreditam que a força do Movimento será o fator fundamental de pressão para que o governo atenda as reivindicações. Desse modo, a comunidade acadêmica deve ocupar as ruas na denúncia da postura intransigente do governo petista e seu descaso com as Universidades Estaduais da Bahia. Para tanto, mobilizações locais serão realizadas no dia 9 de julho e um grande ato público acontecerá no dia 15 de julho em Salvador.

9 de julho

Concentração: Lojas Americanas, no Terminal Lauro de Freiras, em Vitória da Conquista às 6h.

Prazo para contato (Jequié e Itapetinga): 8 de julho às 11h.

15 julho

Saída para Salvador no dia 14 de julho.

Itapetinga: Praça Primavera às 19h

Vitória da Conquista: Posto Pantanal (Colégio Modelo) às 21h

Jequié: Em frente a UESB às 23:30

Prazo para contato: 13 de julho