Assembleia mantém greve na UESB e reivindica ajustes na minuta de acordo

Reunidos em assembleia, na manhã dessa quinta-feira (23), os professores da UESB deliberaram pela manutenção da greve na Universidade. Pressionado pela ocupação da Secretaria de Educação, o governo apresentou uma proposta de minuta de acordo na madrugada do dia 18 de julho. O documento foi discutido pela categoria e alterações de texto foram propostas. Princípios para a revogação da lei 7176/97, suplementação para as verbas de manutenção, investimento e custeio ainda esse ano e a recomposição destes recursos para 2016 foram aprovadas. A greve também continua na UESC, UNEB e UEFS.

A categoria avaliou como positiva a ocupação do prédio da Secretaria de Educação dos dias 15 a 18 de julho. A truculência do governador Rui Costa e o silêncio do Fórum de Reitores durante a mobilização em Salvador foram duramente criticados pelos professores. Para expressar a indignação do Movimento com os gestores moções de repúdio foram aprovadas e serão construídas e amplamente divulgadas.

A luta continua

A continuidade da greve foi apontada como necessária para alcançar mais avanços em defesa do respeito aos direitos trabalhistas, das Universidades Estaduais e de mais recursos em relação ao orçamento de investimento, manutenção e custeio. Os docentes discutiram a proposta do governo e as modificações de texto indicadas pelo Comando de Greve da Adusb e pelo Fórum das ADs. A ideia é garantir a autonomia universitária, agilidade na tramitação dos direitos trabalhistas, calendário de discussão e aprovação de um novo quadro de vagas para as Universidades. Além disso, assegurar mais recursos para as Instituições em 2015 e 2016. O diálogo com estudantes e técnicos sobre a revogação da lei 7176/97 será mantido. Referente à pauta interna, os professores se reunirão com o reitor da UESB, na segunda (27), para cobrar a implementação do orçamento participativo.

O Movimento Docente deixou claro que permanecerá em luta e fortalecerá a greve. A categoria aprovou ainda o total apoio à luta dos estudantes pela permanência estudantil. A reunião ampliada do Comando de Greve para construção de uma agenda de mobilizações acontecerá na sexta-feira (24) às 14h no auditório II do Módulo Luizão, no campus de Vitória da Conquista. A mesa de negociação com o governo está agendada também para a sexta-feira (24) às 15:30 no antigo prédio da Fundação Luís Eduardo Magalhães. Uma nova rodada de assembleias, reuniões dos Comandos de Greve e do Fórum das ADs estão previstas para a próxima semana.