Greve na UESB continua até que o acordo seja assinado
Categoria aprova decisão sem votos contrários

Atualizado em 30 de julho de 2015 às 19:53

Após intenso debate, a assembleia dos professores da UESB dessa quinta-feira (30/07), decidiu por manter a greve até que o termo de acordo seja assinado e o de compromisso apresentado. De acordo com o termo de acordo, promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho represadas serão implementadas. Os recursos para os pagamentos não comprometerão outros direitos trabalhistas, a manutenção, ações do PPA, finalística de custeio e investimento das Universidades. Em até 60 dias o governo encaminhará para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que revoga a lei 7176/97 e assegura a autonomia universitária conforme previsão do artigo 207 da Constituição Federal. A integralidade do orçamento 2015 para as Universidades também será garantida.

A reunião com o governo para a assinatura do acordo está agendada para a sexta-feira (31/07) no turno da tarde. Em caso de algum tipo de mudança no conteúdo do acordo ou retirada da mesa de algum dos documentos, por parte do governo, a greve será mantida e uma nova assembleia da Adusb ocorrerá na terça-feira (04/08). É importante frisar que com o fim do movimento grevista, professores e professoras voltam a desenvolver suas atividades. Contudo, as aulas só retornam depois da deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UESB (CONSEPE) sobre o calendário acadêmico, cuja convocação é de responsabilidade da reitoria.

A luta por mais recursos para as Universidades Estaduais da Bahia, permanência estudantil e pauta interna continua. Uma agenda de mobilização foi aprovada pela categoria para dar continuidade às reivindicações. As informações detalhadas sobre os encaminhamentos da assembleia serão publicadas em breve pela Adusb. 

Confira a minuta de acordo aprovada.