Adusb e movimentos sociais realizam ato e recebem o Comitê Baiano em Defesa da Educação Pública
Educação na Praça

Em parceria com sindicatos e moavimentos sociais de Vitória da Conquista, a Adusb promoveu, no dia 28 de agosto, a “Educação na Praça” para reivindicar investimento público na educação pública. Projetos das áreas de saúde, educação, letras e matemática foram apresentados à população na Praça 9 de Novembro. Feira de livros e atividades culturais também fizeram parte da programação.

Os movimentos presentes na Praça ressaltaram os ataques do governo federal à educação, com cortes que ultrapassam os R$ 12 bilhões. Em reação à ofensiva do governo, mais de 40 Universidades Federais deflagraram greve contra o sucateamento das Instituições. Em contrapartida, mais de R$ 5 bilhões foram adicionados ao Fies, programa que disponibiliza recursos para estudantes ingressarem no ensino superior privado. A medida demonstra claramente o alinhamento de interesses entre governo e empresários.

A presidenta da Adusb, Márcia Lemos, avalia a atividade como positiva e importante para a construção da unidade na luta pela educação pública de qualidade. “Compreendemos que é fundamental dialogar com a comunidade e os setores do campo da esquerda para reagirmos ao projeto em curso que visa desonerar o Estado reduzindo o investimento em setores essenciais para a população, como a educação e a saúde”, defendeu a presidenta.

Comitê em Defesa da Educação

O Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado em julho de 2014 pelo Congresso. O PNE plano contraria os interesses da classe trabalhadora, pois permite o investimento de dinheiro público na educação privada. Também não corresponde às transformações democráticas e científicas pelas quais deve passar o sistema educacional brasileiro. O I Encontro Nacional de Educação, realizado também em 2014, fez essas críticas e apontou a necessidade de criar Comitês Estaduais em Defesa da Educação Pública. Na Bahia, o Comitê já se encontra em plena atividade e prepara seu primeiro seminário ainda em 2015.

O Comitê Estadual em Defesa da Educação se reuniu no sábado (29) em Vitória da Conquista e contou com a presença de diversos movimentos sociais e sindicatos. Além da avaliação das atividades realizadas, o Comitê se debruçou na construção do primeiro seminário estadual a ser realizado em Feira de Santana no mês de novembro. O seminário intitulado “Pátria Educadora: Para quem?” visa debater os impactos do PNE no projeto educacional da classe trabalhadora. A próxima reunião do Comitê ocorrerá em Ilhéus na sexta-feira (11), em caráter extraordinário.