Seminário “Gestão Universitária com orçamento participativo” acontece dia 8 de outubro

Atualizado em 07 de outubro de 2015 às 16:50

Adusb e Afus promoverão no dia 8 de outubro, na UESB campus Vitória da Conquista, o seminário “Gestão Universitária com Orçamento Participativo”. A primeira mesa redonda acontecerá às 14h no Auditório do CAP e a segunda às 19h no Auditório II do Módulo Luizão. O evento tem como objetivo fornecer informações à comunidade acadêmica sobre essa nova modalidade de gestão de recursos.

Na oportunidade, o Pró-Reitor de Administração e Finanças da UEFS, Carlos Eduardo Cardoso, e o Vice-Reitor da UEFS (gestão 2007-2011), Washington Moura, discutirão sobre o processo de implantação do orçamento participativo e seus efeitos para a Universidade. Participarão também o coordenador da Afus, Francisco Carvalho e o Pró-Reitor de Administração da UESB (gestão 2010-2014).

Orçamento Participativo na UESB já!

A Adusb acredita que implantar o orçamento participativo na Universidade é compartilhar responsabilidade sobre o dinheiro público. Realizar o planejamento e acompanhamento dos recursos de forma democrática é garantir a transparência, bem como assegurar à comunidade acadêmica o poder de decidir sobre os rumos da Instituição.

Leia a carta da Adusb em defesa do orçamento participativo. 

Em defesa da participação

Tornou-se comum a ideia de que o principal ato de cidadania e participação na vida pública é o momento do voto, de escolher seus representantes. Durante os períodos de eleição para presidente, governador, prefeito, reitor, e outros, há uma efervescência de participação popular. Todavia, após a finalização do processo eleitoral, o debate público em geral se esgota. Acomodados na posição de “representados por alguém”, os cidadãos se afastam da vida pública, deixando nas mãos daqueles que foram eleitos a responsabilidade de gerir sua cidade, universidade, Estado, país, bem como de resolver todos os problemas. Em contraposição a essa situação, ações que incentivam a participação popular na tomada de decisões públicas têm sido desenvolvidas e o orçamento participativo é uma delas.

Devido às dificuldades técnicas apresentadas, informamos que não será possível transmitir o Seminário “Gestão Universitária com Orçamento Participativo” por videoconferência.