Adusb e Fórum das ADs denunciam postura do governo na “Operação Dedicação Exclusiva”

O Fórum das ADs veiculou no jornal A Tarde, dessa quarta-feira (7), uma denúncia contra o procedimento adotado pelo governo Rui Costa no que se refere à portaria da Secretaria de Administração (SAEB) nº 1587. Em nota oficial, o governo acusou 151 professores(as) das Universidades Estaduais da Bahia de fraude, sem a apuração devida dos fatos. A Adusb também veiculará comunicado na TV Sudoeste nos dias 13 e 14 de outubro, durante o Bahia Meio Dia e BA TV, em apoio aos docentes citados(as) indevidamente.

Leia a nota na íntegra.

É importante ressaltar que o Movimento Docente defende a transparência na gestão dos recursos públicos e o cumprimento total do Estatuto do Magistério Superior, mas considera irresponsável a atitude do governo. Ao expor e condenar sumariamente, o Estado vinculou a imagem de diversos trabalhadores(as), que dedicam suas vidas à construção de uma educação pública de qualidade, a um suposto escândalo de corrupção com grande repercussão midiática. Diante dessa situação, o Fórum das ADs questiona se realmente se trata de um equívoco ou uma forma de retaliação à greve da categoria de quase 90 dias.

A Adusb tem prestado todo suporte jurídico aos professores(as) que exerceram suas atividades conforme o previsto pelo Estatuto do Magistério Superior. Inclusive, enviou o Assessor Jurídico do sindicato a Salvador para buscar maiores informações sobre os processos e representar filiados(as). A Adusb também veiculou notas de esclarecimento à imprensa e entrará com uma ação por danos morais contra o governo da Bahia.