A política de ajuste do Governo Rui Costa pode impedir a concessão do reajuste linear 2016
Audiência pública realizada na ALBA para apresentação do relatório do 2ª quad. de 2015/ Foto: Site Zé Neto

De acordo com o relatório da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), a Bahia apresentou no segundo quadrimestre de 2015 o superávit orçamentário de R$ 1,95 bilhão e é um dos Estados com melhor situação financeira do país. Apesar disso, o governo Rui Costa anunciou dificuldades para efetuar o pagamento da segunda parcela do reajuste linear e o décimo terceiro do funcionalismo público desse ano. O Secretário da Fazenda, Manoel Vitório, também afirmou em entrevista que não vê margem para discutir reajuste salarial com servidores públicos em 2016.

Com isto, o governo Rui Costa assume que os trabalhadores baianos terão perda salarial em torno de 10% no ano que vem, inflação prevista para o fim de 2015. Há três anos o Governo Petista parcela o reajuste linear, o que resulta em mais prejuízos para a classe trabalhadora. De acordo com o Secretário da SEFAZ, em artigo para o jornal A Tarde, “a Bahia vem resistindo bem às intempéries porque nosso ajuste fiscal começou em 2013”. Portanto, fica clara a intenção do governo de fazer com que os servidores públicos paguem pela crise.

Como em anos anteriores, a estratégia do governo petista é conquistar o apoio de representações sindicais para que acordos legitimadores da retirada de direitos sejam assinados. Dessa vez a articulação começou mais cedo. No dia 20 de outubro, o Secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, iniciou discussão com sindicatos sobre a conjuntura política atual e seus desdobramentos. Também como nos anos anteriores, o Fórum das Ads não foi convidado, pois já manifestou, reiteradas vezes, seu repúdio ao parcelamento do reajuste linear.

O Movimento Docente permanece em luta pelo pagamento integral do reajuste linear e busca unidade com as demais categorias do serviço público que defendem essa reivindicação.

Fonte: Adusb com informações do A Tarde e Política Livre