Jequié e Itapetinga realizam mobilizações durante a semana de paralisação docente
Manifestação em Itapetinga

Os(As) professores(as) da UESB paralisaram suas atividades de 7 a 11 de dezembro para denunciar o “pacote de maldades”, o desmonte do serviço público e a retirada de direitos trabalhistas. Durante a semana, os campi de Jequié e Itapetinga realizaram passeatas, panfletagens e atividades culturais para dialogar com a população sobre a situação.

Os três campi da UESB iniciaram a semana com um ato público para trancamento dos portões da Universidade. Os(As) professores(as) concederam entrevistas à imprensa sobre as implicações dos projetos do governo na vida dos servidores públicos e alunos, caso sejam aprovados. Na quarta-feira (9), docentes, técnicos e estudantes participaram de um grande ato conjunto do funcionalismo público da Bahia na Assembleia Legislativa e garantiram o adiamento da apreciação do PL 21.631/15 e da PEC 148/15.

Saiba mais sobre o ato do dia 9 de dezembro.

Jequié

Na terça-feira (8), docentes e estudantes de Jequié percorreram o centro da cidade em passeata pela defesa do serviço público e contra o corte do adicional de insalubridade. Após o ato na Assembleia Legislativa, na quinta-feira (10), a comunidade acadêmica promoveu atividades culturais e se reuniu em frente à sede da Adusb para avaliar as mobilizações. Na manhã da sexta-feira (11), professores(as) de Jequié doaram sangue em prol da educação pública.

Veja as fotos das atividades de Jequié.

Itapetinga

Professores(as) apoiaram a manifestação dos(as) estudantes contra o aumento da tarifa do transporte municipal realizada no dia 8 de dezembro às 8h. Na sequência, promoveram aula pública na Alameda Rui Barbosa, para denunciar o “pacote de maldades” e a crise orçamentária vivenciada pelas Universidades Estaduais. Para finalizar a semana, foi realizado o Cine Adusb, com a exibição do filme Tempos Modernos, no auditório da Coopardo no dia 11 de dezembro às 19h.

Veja fotos das atividades de Itapetinga.

Próximos passos

A luta para barrar o “pacote de maldades” continua! A previsão para votação do 1º turno da PEC 148/15 é o dia 15 de dezembro. O 2º turno da votação e a apreciação do PL 21.631/15 é o dia 7 de janeiro. Contudo, devido à aprovação do regime de urgência no dia 1º de dezembro, as propostas podem ser votadas a qualquer momento. Estamos alertas! Juntos somos fortes.