35º Congresso do Andes-SN: Perspectivas para 2016 e eleições do Sindicato Nacional
Foto: Vinicius Correia

Marcado pelas lutas realizadas durante todo ano de 2015, o 35º Congresso do Andes- SN reuniu centenas de professores entre os dias 25 e 30 de janeiro em Curitiba (PR). O evento, com tema “Em defesa da educação pública e gratuita e os direitos dos trabalhadores”, traçou as prioridades políticas para 2016 e deliberou como deverão ocorrer as eleições para a nova diretoria do sindicato.

Com 469 professores, 356 delegados e 79 seções sindicais, o congresso teve debates políticos qualificados sobre as conjunturas nacional e internacional. O evento também contou com uma exposição fotográfica abordando os momentos históricos do Andes-SN, que completa 35 anos de existência combativa em 2016. A Adusb participou ativamente do Congresso representada por oito delegados eleitos pela categoria.

Centralidade da luta e setor das estaduais

A centralidade da luta do Andes-SN para 2016 é a defesa do caráter público, democrático, gratuito, laico e de qualidade da educação, da valorização do trabalho docente, dos serviços públicos e dos direitos dos trabalhadores, com a intensificação do trabalho de base e fortalecimento da unidade classista com os movimentos sindical, estudantil e popular, na construção do projeto da classe trabalhadora.

Para Sofia Manzanno, vice-presidente da Adusb e delegada no Congresso, a disposição para o enfretamento em 2016 marcou o encontro. “Os delegados demonstraram e externaram a grande vontade de enfrentar os ataques do governo. A grande maioria dos presentes fez uma boa análise da conjuntura e dessa forma podem preparar uma estratégia de luta para resistir e avançar na defesa dos direitos e da educação pública”, afirmou Manzanno.

A participação das Universidades Estaduais, que realizaram importantes greves no ano de 2015, aumentou comparada aos anos anteriores, segundo Manzanno. “[O Congresso] teve uma representação significativa e qualificada [das estaduais] com propostas tanto para a luta geral como específica. Apesar das universidades terem suas diferenças, os ataques estão sendo praticamente os mesmos. [Assim], a luta se unifica no enfrentamento das políticas de ajuste fiscal e as políticas neoliberais dos estados”, concluiu a vice-presidente da Adusb.

Eleições para o Andes- SN

O 35º Congresso do Andes- SN também determinou as diretrizes para a eleição da diretoria do sindicato no biênio 2016-2018. O processo já foi iniciado com a inscrição da chapa “Unidade na luta”. Os eleitores serão os professores sindicalizados até o dia 12 de fevereiro de 2016 e que estejam com suas contribuições em dia até 07 de março.

A chapa “Unidade na luta” tem como candidata a presidência a professora Eblin Farage da Universidade Federal Fluminense (UFF). O professor Alexandre Galvão, professor da Uesb e diretor da Adusb, também compõe a chapa como secretário-geral.

“A Unidade na Luta tem por objetivo defender o projeto do Andes-SN frente aos desafios da conjuntura”, afirmou Galvão. “Esses desafios são os profundos ataques contra a classe trabalhadora como um todo na perspectiva de ataques aos direitos, ataques do ponto de vista econômico e da intensa precarização do trabalho. É uma chapa que vai lutar contra a mercantilização da educação e que pretende reafirmar os laços com todos os movimentos sociais em luta na sociedade”, concluiu.

A votação será entre os dias 10 e 11 de maio nas seções sindicais de todo o país. A posse da nova diretoria será no 61º Conad no final de junho em Boa Vista (RR).