Insalubridade: encaminhamentos jurídicos e institucionais
Reunião realizada com membros da comissão institucional

Atualizado em 05 de fevereiro de 2016 às 11:05

Nesta quarta-feira (3), a diretoria da Adusb e o Assessor Jurídico do sindicato, Érick Menezes, estiveram reunidos com membros da comissão institucional que está acompanhando o processo de restabelecimento do adicional de insalubridade. Foram repassadas informações sobre a tramitação das ações judiciais da Adusb, parecer sobre o decreto 16.529/16 e encaminhamentos da comissão. 

Ações judiciais

Érick Menezes estará em Salvador no dia 11 de fevereiro para acompanhar presencialmente o andamento dos mandados de segurança, tanto o impetrado antes do corte, como o depois da retirada do direito, bem como a notificação ao governo ordenando o restabelecimento do adicional. As informações precisas sobre os processos serão divulgadas pelo sindicato após o retorno do assessor. Dúvidas e esclarecimentos podem ser discutidos durante os plantões jurídicos da Adusb.

Confira as datas dos plantões em 2016.

Nova ação: prazo

Os(As) filiados (as) da Adusb que ainda não ingressaram na justiça, por meio das ações já propostas pelo sindicato, podem entregar a documentação listada abaixo na secretaria da Adusb de seu campus até o dia 26 de fevereiro às 17h.

Saiba mais sobre as ações judiciais.

Documentos obrigatórios

- Declaração do diretor de departamento que descreva as atividades insalubres realizadas pelo docente;

- 3 últimos contracheques;

- Cópia do RG e CPF;

- Procuração (disponível na Adusb).

Documentação complementar

- Laudo, portaria ou similar que comprove o direito ao adicional de insalubridade (não é obrigatório).

Comissão institucional

Membros da comissão informaram sobre reunião realizada em janeiro entre reitoria, diretores de departamento e representantes dos técnicos para debater a suspensão do pagamento do adicional de insalubridade. A comissão formada tem envidado esforços para contribuir com a correta instrução dos processos de revisão.  Com o objetivo de buscar esclarecimentos sobre o preenchimento da planilha que faz parte da documentação solicitada pelo governo, bem como construir um entendimento sobre a legislação vigente e o decreto 16.529/16, a comissão já solicitou reunião com a Junta Médica do Estado e Secretaria de Administração. Depois disso, deverá ocorrer uma reunião da comissão com Adusb e Reitoria para discutir os encaminhamentos administrativos. 

Decreto 16.529/16

Depois da veiculação de circular da SAEB no final de dezembro de 2015, o governo Rui Costa publicou o decreto 16.529/16 em 6 de janeiro de 2016. A publicação visa disciplinar a concessão de adicional de insalubridade e periculosidade aos servidores públicos da Bahia. Diante disso, o Assessor Jurídico da Adusb preparou um parecer sobre as implicações do decreto para os(as) professores(as).

Leia o documento na íntegra.