Comitê baiano realiza etapa preparatória para o II ENE e reúne mais de 200 pessoas
Foto: Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública (Bahia)

Durante os dias 08 e 10 de abril ocorreu na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) a Etapa Preparatória para o II Encontro Nacional de Educação (ENE). O encontro foi promovido pelo Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública. Na ocasião foram discutidas temáticas como a precarização dos trabalhadores em educação, permanência estudantil em todos os níveis de ensino e sucateamento da educação pública, tanto no âmbito rural como urbano.

A etapa teve como temática “Pátria Educadora: O PNE e o plano de educação da classe trabalhadora”. A mesa de abertura, com tema homônimo ao evento, contou com a participação de Cláudia March, secretária geral do Andes-SN e do docente Luís Carlos de Freitas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Cerca de 220 pessoas participaram do evento.

No segundo dia pela manhã, foram realizados painéis que debateram a avaliação e autonomia bem como a privatização e mercantilização da educação. Já no período da tarde, foram realizados Grupos de Trabalho que abrangeram questões como a educação no campo e as diversidades sexual e étnico-racial.

A Adusb participou do encontro e enviou contribuição ao GT Financiamento, privatização e mercantilização da educação. A professora Sofia Manzano, vice-presidente do sindicato, ainda mediou a discussão do Grupo que apontou a necessidade do financiamento público e rechaçou a política privatista adotada pelo governo. As propostas da etapa preparatória serão encaminhadas II ENE que ocorre em junho deste ano.

Para Gean Santana, 1º vice-presidente da Regional Nordeste III do Andes-SN, a Etapa Preparatória foi um importante espaço de articulação no estado. “A gente avaliou que foi um encontro muito bom. Conseguimos reunir estudantes, professores de vários níveis da educação e também servidores. Saímos com a perspectiva de avançar na articulação com várias entidades e coletivos para constituir um bloco de lutadores e lutadoras em defesa da educação pública na Bahia”, afirmou o vice-presidente.

Pernambuco e Pará também realizaram etapas preparatórias ao II ENE e discutiram, além das temáticas citadas, a criminalização dos movimentos sociais como a Lei Antiterrorismo e a privatização do ensino superior através da PEC 395/2014, que permite a cobrança de cursos de extensão e pós-graduação lato sensu.

O II ENE ocorrerá entre os dias 16 e 18 de junho de 2016 em Brasília- DF e terá como tema “Por um projeto Classista e Democrático da Educação”. O encontro tem por finalizada debater os obstáculos da educação pública no país, agrupando os diversos trabalhadores em educação.

O Comitê Estadual se reunirá novamente em Vitória da Conquista no dia 07 de maio. Na ocasião será discutido o regimento do comitê e avaliado a etapa realizada em Feira de Santana.

Com informações do Andes-SN.