Comitê baiano em defesa da educação prepara mobilização do PIBID e ida ao II ENE

Em reunião realizada no dia 7 de maio, em Vitória da Conquista, o Comitê Baiano em Defesa da Educação Pública discutiu as alterações estruturais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) promovidas pela portaria CAPES 046/16. As mudanças previstas levam a precarização do trabalho de professores e estudantes. O Comitê debateu ainda a organização da ida da delegação baiana ao II Encontro Nacional de Educação (ENE).

PIBID

Estudantes da UESB, bolsistas do PIBID, denunciaram que a nova portaria determina o fim dos subprojetos organizados por cursos de licenciaturas, provoca a redução do número de professores e escolas que compõem as equipes, coloca fim a coordenações, retira recursos, além de outros problemas.

Leia a carta dos estudantes sobre os ataques ao PIBID.

O Comitê avaliou a situação como mais um ataque à educação pública no Brasil e defendeu que a mobilização contra a aplicação da portaria seja ampliada por todo país, já que as alterações estão previstas nacionalmente. As entidades defenderam a participação de representante estudantil do PIBID no transporte da delegação baiana ao II ENE para denunciar a situação. Também foi acordada a inclusão dessa pauta nas reivindicações do Comitê, a ser levada aos próximos atos públicos.

II ENE

Após a realização da avaliação da etapa preparatória do Encontro Nacional de Educação e a prestação de contas, o Comitê discutiu o transporte para viabilizar a ida dos participantes do Estado. Foi indicada a locação de ônibus, após consulta às entidades sobre contribuição financeira e definidos critérios para a ocupação das vagas. A Adusb divulgará, em breve, mais informações sobre a participação no II ENE, que acontecerá em Brasília de 16 a 18 de junho.