Uesb Resiste fecha acesso da Av. Olívia Flores e denuncia cortes do governo Rui Costa

Professores, estudantes e técnicos da Uesb fecharam o acesso à Av. Olívia Flores, em Vitória da Conquista, por quatro horas na manhã dessa terça-feira (24). As três categorias mobilizadas contra os ataques do governo e da reitoria à Universidade constituem o movimento Uesb Resiste. O objetivo do protesto foi denunciar para a sociedade os graves problemas causados pela falta de recursos orçamentários e o processo de sucateamento do serviço público. A atividade também contou com o apoio dos professores municipais (Simmp), técnicos da UFBA (Assufba) e trabalhadores da saúde (Sindsaúde). Atos públicos também ocorreram em Jequié e Itapetinga em frente aos portões da Universidade. 

Mais de R$ 18 milhões deixaram de ser repassados para as verbas de manutenção, investimento e custeio da Uesb desde 2013, o que impede o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ainda esse mês, a Universidade foi impedida de abastecer seus veículos e fazer fotocópias   devido ao não pagamento de fornecedores. Não há concursos públicos para professores e técnicos. A política de permanência estudantil realizada atualmente não garante que alunos com baixa renda concluam seus cursos. O programa PIBID está sendo precarizado nacionalmente. Direitos trabalhistas, como promoções, progressões e reajuste linear, não são respeitados e outros estão sendo ameaçados com o projeto de lei 257/16.

Saiba mais sobre as reivindicações do Uesb Resiste.

O Uesb Resiste avalia que a única forma de combater as tentativas de destruição das Universidades Estaduais da Bahia e do serviço público é romper com o silêncio, organizar a resistência e ir às ruas. A Adusb acredita e defende o fortalecimento da mobilização da comunidade acadêmica contra a política do governo Rui Costa e a subserviência da reitoria da Uesb.

Jequié 

Cerca de 80 pessoas estiveram presentes no trancamento dos portões da UESB nessa quarta-feira (24). A comunidade universitária denunciou os cortes no orçamento e reivindicou 7% da Receita Líquida de Impostos para as Universidades Estaduais. Ainda durante a manhã foi realizada uma assembleia estudantil e no turno da tarde alunos de diversos cursos se reuniram com a diretoria da Adusb. 

Itapetinga

Na segunda-feira (23), a comunidade acadêmica do campus de Itapetinga participou de uma oficina de cartazes e reunião com sindicatos. A mobilização teve continuidade na manhã do dia 24 de maio com realização de café da manhã e trancamento dos portões da Uesb. Uma panfletagem na Alameda foi realizada em conjunto com a APLB, Sindtatiba e Sindicato de Verdade sobre a perda de direitos trabalhistas, greve da educação no município e permanência estudantil. Professores, estudantes e técnicos participaram ainda de um sarau político-cultural no Clube dos Operários. 

Próximos passos

A luta continua nessa quarta-feira (25). Um debate sobre dívida pública, PL 256/16 e arrocho salarial será realizado na sede do Sindicato dos Bancários, na Av. 2 de Julho em Vitória da Conquista, a partir das 19h. A atividade será conduzida pelo professor do curso de economia da Uesb, Marcos Tavares. Participe e entenda melhor como a transferência de recursos do fundo público para os banqueiros interfere na vida dos trabalhadores, assim como os efeitos do PL 257. 

Saiba mais sobre o debate.

Também no dia 25 de maio acontecerá mais uma reunião do Uesb Resiste em Vitória da Conquista às 17h. Os grupos de trabalho discutirão os encaminhamentos da última plenária, ocorrida no dia 23 de maio, para a construção das atividades da próxima semana. Participe! Sua presença é fundamental para a sobrevivência da Uesb. Juntos somos fortes.