Adusb convoca população para Dia Estadual de Luto contra a Violência do Governo Rui Costa

Atualizada em 25 de agosto de 2016 às 18:16

As Universidades Estaduais da Bahia estarão de luto nesta terça-feira (30) contra a violência do governo Rui Costa. A Adusb convoca a comunidade acadêmica e a população de Vitória da Conquista a participar de ato público na Praça Guadalajara às 9:30. O objetivo da atividade é denunciar a ação truculenta do Estado durante a manifestação do dia 22 de agosto, além de cobrar celeridade na investigação que apura as agressões e o fim da criminalização dos movimentos sociais. É inadmissível que em um Estado democrático e de direito, o Governo tente silenciar a população com o uso da força. Vista-se de preto e participe!

No dia 22 de agosto de 2016, professores e estudantes da UESB, ao realizar manifestação pacífica durante a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Vitória da Conquista, foram agredidos de forma covarde por seguranças do governador Rui Costa.  A imprensa sindical também foi impedida, por meios violentos, de exercer suas atividades. Bancários, moradores do Coveima, trabalhadores terceirizados da educação e estudantes da rede básica também apresentaram suas reivindicações durante a cerimonia.

Leia a nota oficial da Adusb.

Durante a terça-feira (30), a comunidade universitária das quatro Universidades Estaduais vestirá preto e discutirá a violência do Estado contra os movimentos sociais. Em Vitória da Conquista, manifestantes concentrados na Praça Guadalajara seguirão em marcha até o centro da cidade para cobrar que os fatos sejam investigados e o Estado responsabilizado.