Professores em luto ocupam as ruas de Conquista e denunciam violência do governo

Nem mesmo a chuva impediu que dezenas de professoras e professores da UESB fossem às ruas na terça-feira (30) para denunciar a violência de Rui Costa. Os docentes concentrados na Praça Guadalajara seguiram em marcha até a Praça Barão do Rio Branco para cobrar que as agressões promovidas por seguranças do governador à comunidade acadêmica da UESB sejam apuradas e o Estado responsabilizado. Atividades do Dia Estadual de Luto também ocorreram na UESC, UEFS e UNEB.

No dia 22 de agosto, professores e estudantes da UESB, ao realizarem manifestação pacífica durante a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Vitória da Conquista, foram agredidos de forma covarde por seguranças de Rui Costa. Injúrias machistas foram usadas contra uma professora. A imprensa sindical também foi impedida, por meios violentos, de exercer suas atividades.

Leia a nota oficial da Adusb.

Com roupas pretas, guarda-chuvas e faixas, docentes realizaram panfletagem e dialogaram com a população sobre o processo de criminalização dos movimentos sociais, que tem se aprofundado com o acirramento da crise política e econômica. A violência do governo Rui Costa foi apresentada em suas diversas formas. O extermínio da juventude pobre e negra nas periferias pela Polícia Militar, a retirada de direitos trabalhistas, a ameaça da Rondesp sob os movimentos docente e estudantil durante a greve das Universidades Estaduais em 2015, bem como o espancamento de estudantes na Assembleia Legislativa no ano passado, foram ressaltados pelas professoras e professores. Sindicato dos Bancários, SIMMP, AFUS e movimentos sociais participaram da atividade e prestaram apoio aos docentes.

Encaminhamentos jurídicos

O Movimento Docente cobra a instauração de inquérito para apurar os fatos. Os professores hostilizados fizeram Boletim de Ocorrência no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) por agressão física. As investigações estão em andamento. A Adusb está na luta em defesa dos professores e professoras e tem tomado as medidas necessárias para que os fatos sejam apurados com rigor e os responsáveis punidos.

Dia de Luto nas UEBA

As quatro Universidades Estaduais da Bahia tiveram faixas pretas de luto colocadas em suas entradas como forma de solidariedade aos manifestantes agredidos da UESB. ADUFS, ADUNEB e ADUSC realizaram panfletagem de denúncia e o combate à naturalização da violência. Professoras, professores e estudantes também vestiram preto demonstrando apoio ao Dia Estadual de Luto.