Jornada de Lutas rumo à greve geral: Adusb promove palestras em 15 de setembro

De 12 a 15 de setembro, trabalhadoras e trabalhadores de todo país realizam a Jornada de Lutas por emprego, salário e contra a retirada de direitos em Brasília. Para denunciar a situação também nos Estados, a quinta-feira (15) será marcada por atividades locais. Na data, a Associação dos Docentes da UESB promoverá panfletagem e palestras em Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. As professoras e os professores reivindicam mais recursos para as Universidades Estaduais da Bahia e o respeito aos direitos trabalhistas.

Já são 12 milhões de desempregados no Brasil, aumenta o número de pessoas sem ter onde morar, porque não é possível pagar aluguel com o salário que ganham. Para piorar a situação, o governo pretende aprovar “um pacote de leis” que ataca os trabalhadores. Isso significa aumentar a idade da aposentadoria, mexer no 13º salário e retirar direitos que hoje são legais, como pagamento de horas extras e férias de 30 dias. Estão em jogo também os investimentos nas áreas de Saúde e Educação. A proposta de emenda constitucional (PEC) 241 pretende congelar os gastos públicos por 20 anos.

Na Bahia, as Universidades Estaduais sofreram corte de R$ 73 milhões nos últimos três anos e o governo anuncia que não pretende aumentar o investimento. Todas as atividades das Instituições estão prejudicadas com a falta de recursos. Somado a isso, Rui Costa se nega a pagar a reposição inflacionária dos servidores públicos e outros direitos trabalhistas.

Para combater essa situação, trabalhadoras e trabalhadores durante a Jornada de Lutas acamparão na Esplanada dos Ministérios no dia 12 de setembro e realizarão marcha em Brasília no dia seguinte. Na quarta-feira (14), servidores públicos federais farão reunião ampliada para construção da greve geral no Brasil.

Confira a programação no dia 15 de setembro em Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

Vitória da Conquista

“Ajuste fiscal e os direitos trabalhistas”

Palestrante: Marcos Tavares - professor de economia da UESB

Auditório I do Módulo Luizão (UESB) às 19h

Jequié

“O avanço do conservadorismo no Brasil: a lei da mordaça”

Palestrante: Everton Carneiro - professor de filosofia da UNEB

Auditório da Adusb (UESB) às 19h

Itapetinga

“A política econômica do PT e a gestão da previdência pública na Bahia”

Palestrante: Vinícius Correia - professor de economia da UESB

Auditório Anísio Teixeira (UESB) às 9h

 

Fonte: Adusb com informações da CSP-Conlutas e ANDES-SN