Violência e censura são as marcas do Governo Rui Costa

Docentes foram intimados a depor na delegacia acusados de injúria e difamação pela Comitiva do Governador.

O Governo Rui Costa, após ter protagonizado cenas de violência contra professores e professoras durante a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento em Vitória da conquista, no dia 22 de agosto de 2016, mais uma vez demonstra incapacidade política de conviver com as manifestações populares e democráticas.

No dia 15 de setembro o governador esteve em Jequié e foi recebido por diversos segmentos da população, entre estes, um professor e uma professora da Uesb, insatisfeitos com as ações do Estado. Poucos dias depois, os docentes foram intimados a depor na delegacia, acusados de injúria e difamação pela Comitiva do Governador. Está posto! Na Bahia, além dos direitos trabalhistas e do serviço públicos não serem respeitados, professores são criminalizados por reivindicarem e denunciarem a grave situação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

O movimento docente baiano não se intimida com as ameaças e agressões. Continuaremos firmes na luta e denunciando o Governador Rui Costa por sua prática autoritária e violenta. Não seremos silenciados!

Veja o andamento dos inquéritos policiais

Inquérito Policial – Vitória da Conquista

A assessoria jurídica da Adusb vem prestando todo o atendimento jurídico necessário para os Professores que foram agredidos pela Comitiva do Governador do Estado. Assim, após acompanhamento na Delegacia de Polícia onde foi registrado um boletim de ocorrência descrevendo a agressão sofrida, os professores foram submetidos a um exame de corpo de delito para buscar a comprovação da materialidade da agressão. Dessa forma, o Inquérito Policial encontra-se aguardando o resultado do exame de corpo de delito. Após o resultado deste exame, o Delegado de Polícia responsável pela condução do inquérito deverá determinar as providências seguintes a serem adotadas.

Inquérito Policial – Jequié

A assessoria jurídica da Adusb vem prestando todo o atendimento jurídico necessário para os Professores de Jequié que foram injustamente acusados de cometerem atos infracionais contra a comitiva do Governador do Estado. Assim, os professores foram acompanhados na Delegacia de Polícia onde prestaram os esclarecimentos sobre o fato ocorrido. O inquérito policial seguirá para apurar os fatos. Após o devido esclarecimento da situação e o término do inquérito, os professores avaliarão a propositura de uma ação civil para buscar uma reparação pelos danos morais que lhe foram ocasionados.