PEC 241 pode ser votada no dia 10 de outubro
Foto: Mídia Ninja

Um dos maiores ataques à população brasileira poderá acontecer na próxima semana. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PMDB), anunciou que pretende iniciar a votação da PEC 241/16 na segunda-feira (10). O projeto pretende congelar os gastos públicos por 20 anos e caso seja aprovada irá reduzir drasticamente a qualidade dos serviços públicos, inclusive saúde e educação.

O parecer do relator da PEC 241 foi aprovado no dia 6 de outubro para substituir o texto original. Contudo, não modifica a ideia geral de reduzir gastos em áreas sociais para pagamento de juros da dívida pública.

A PEC 241 deverá ser votada pelo Plenário em dois turnos, com intervalo de cinco sessões entre uma e outra votação. Para ser aprovada, precisa de pelo menos 308 votos (3/5 dos deputados) em cada uma das votações. Depois de aprovada na Câmara, a PEC segue para o Senado, onde é analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo Plenário, onde precisa ser votada novamente em dois turnos. A PEC transitará entre a Câmara e o Senado até que o mesmo texto seja aprovado por ambas as instâncias.

Não podemos deixar que isso aconteça! O ANDES-SN e outras categorias do serviço público estão se mobilizando para barrar a votação em Brasília. Mandem e-mails para todos os deputados federais e senadores da Bahia com o pedido de recusa do esquema fraudulento que transfere o dinheiro do povo para os cofres da iniciativa privada. É preciso que todos nós nos empenhemos antes que seja tarde demais. Quem vota contra trabalhador não merece confiança.

SEGUE TEXTO MODELO QUE PODE SER UTILIZADO PARA COBRAR OS PARLAMENTARES.

“Senhores e Senhoras,

(Deputados e Deputadas Federais) (Senadores e Senadoras),

A PEC 241/2016 deixa de fora o privilégio do maior gasto público , referente à remuneração do Sistema da Dívida paga a banqueiros.

A chamada “dívida pública” nunca foi auditada e, conforme denunciado inclusive por CPI, é repleta de indícios de ilegalidade, ilegitimidade e até fraudes, tais como a suspeita de renúncia à prescrição, diversas transformações de passivos privados em dívidas públicas, além de escandalosas operações que geraram gastos de centenas de bilhões de reais em 2015 (swap cambial e operações compromissadas).

Em 2015, o estoque de títulos da dívida interna cresceu R$ 732 bilhões em 11 meses (31/01 a 31/12), conforme Quadro XXXVI publicado pelo Banco Central, e destinou-se principalmente a cobrir operações ILEGAIS:

·      pagamento de juros (o que é inconstitucional, pois fere o Art. 167, III, da Constituição Federal, o qual impede a emissão de títulos da dívida para pagar despesas correntes, tais como salários e juros);

·      remuneração da sobra de caixa dos bancos (operações compromissadas que chegaram a ultrapassar R$ 1 trilhão em 2015, quase 20% do PIB, e

·      prejuízos do Banco Central com operações de swap cambial (ilegais, conforme  TC-012.015/2003-0: “Não há, na Lei n.º 4.595/64 ou em outra legislação, dispositivo que autorize o Banco Central a atuar no ramo de seguros ou que o autorize a assumir posições de agente segurador de capital, muito menos a especular com variações cambiais, assumindo posições que podem dar muito lucro ou muito prejuízo.”)

O relator da PEC 241/2016 “assinala que a Dívida Bruta do Governo Geral aumentou de 51,7% do PIB em 2013 para 67,5% do PIB em abril de 2016”, porém, não menciona as razões desse aumento, que não teve absolutamente nada a ver com os gastos sociais que essa PEC vai congelar por 20 anos, mas sim com o que ela deixa de controlar: os juros abusivos e os mecanismos financeiros ilegais que estão gerando dívida pública, tais como os exemplos acima mencionados.

É infame que essa mesma PEC 241/2016 que aniquila, por 20 anos, a possibilidade de investimentos sociais necessários à garantia de vida digna, libere recursos à vontade para o abusivo gasto com mecanismos financeiros ilegais e até inconstitucionais que estão usurpando o instrumento de endividamento público e alimentam o Sistema da Dívida.

Contamos com o empenho de Vossas Excelências para barrar os referidos projetos e impedir que esse esquema, semelhante ao que quebrou a Grécia, continue se alastrando em nosso país”. 

Confira a lista de e-mails dos deputados e senadores baianos

Afonso Florence - dep.afonsoflorence@camara.leg.br

Alice Portugal - dep.aliceportugal@camara.leg.br

Antônio Brito - dep.antoniobrito@camara.leg.br

Antônio Imbassahy - dep.antonioimbassahy@camara.leg.br

Arthur Oliveira Maia - dep.arthuroliveiramaia@camara.leg.br

Bacelar - dep.bacelar@camara.leg.br

Bebeto - dep.bebeto@camara.leg.br

Benito Gama - dep.benitogama@camara.leg.br

Cacá Leão - dep.cacaleao@camara.leg.br

Caetano - dep.caetano@camara.leg.br

Cláudio Cajado - dep.claudiocajado@camara.leg.br

Daniel Almeida - dep.danielalmeida@camara.leg.br

Elmar Nascimento - dep.elmarnascimento@camara.leg.br

Erivelton Santana - dep.eriveltonsantana@camara.leg.br

Félix Mendonça Jr - dep.felixmendoncajunior@camara.leg.br

Fernando Torres - dep.fernandotorres@camara.leg.br

João Carlos Bacelar - dep.joaocarlosbacelar@camara.leg.br

João Gualberto - dep.joaogualberto@camara.leg.br

Jorge Solla - dep.jorgesolla@camara.leg.br

José Carlos Aleluia - dep.josecarlosaleluia@camara.leg.br

José Carlos Araújo - dep.josecarlosaraujo@camara.leg.br

José Nunes - dep.josenunes@camara.leg.br

José Rocha - dep.joserocha@camara.leg.br

Juthay Jr - dep.jutahyjunior@camara.leg.br

Lúcio Vieira Lima - dep.luciovieiralima@camara.leg.br

Márcio Marinho - dep.marciomarinho@camara.leg.br

Mário Negromonte Jr - dep.marionegromontejr@camara.leg.br

Moema Gramacho - dep.moemagramacho@camara.leg.br

Nelson Pellegrino - dep.nelsonpellegrino@camara.leg.br

Pastor Luciano Braga - dep.pastorlucianobraga@camara.leg.br

Paulo Azi - dep.pauloazi@camara.leg.br

Paulo Magalhães - dep.paulomagalhaes@camara.leg.br

Roberto Britto - dep.robertobritto@camara.leg.br

Ronaldo Carletto - dep.ronaldocarletto@camara.leg.br

Sérgio Brito - dep.sergiobrito@camara.leg.br

Tia Eron - dep.tiaeron@camara.leg.br

Uldurico Jr - dep.ulduricojunior@camara.leg.br

Valmir Assunção - dep.valmirassuncao@camara.leg.br

Waldenor Pereira - dep.waldenorpereira@camara.leg.br

Lídice da Mata - lidice.mata@senadora.leg.br

Otto Alencar - otto.alencar@senador.leg.br

Roberto Muniz - roberto.muniz@senador.leg.br