CONSU: Ocupações e LOA 2017

A categoria, em assembleia realizada no dia 22 de novembro, manteve seu apoio às ocupações e tirou uma série de encaminhamentos referentes à reunião do Conselho Superior Universitário da UESB (CONSU), convocado para discussão desse tema.

Com a recomendação do Ministério Público, ao reitor da UESB, sobre desocupação da Universidade, o gestor convocou uma reunião do CONSU para o dia 29 de novembro, com pauta única. A assembleia da Adusb avaliou como fundamental a realização do Conselho para que a comunidade universitária possa fortalecer as Ocupações, votando em defesa da autonomia da UESB e pela não intervenção do aparelho repressor do Estado na Instituição. Contudo, a categoria aprovou a alteração da data, pois na ocasião haverá mobilizações nacionais e locais contra a votação da PEC 55, que ocorrerá entre os dias 29 e 30, no Senado. A Adusb participará da caravana à Brasília. A reitoria já informou que o CONSU foi adiado para o dia 7 de dezembro.

Conheça o ofício da Adusb encaminhado aos departamentos.

A solicitação de inclusão do debate sobre a Lei Orçamentária Anual 2017 na pauta do Conselho foi feita pelos docentes. O objetivo é discutir a manutenção dos 5% da receita líquida de impostos para o orçamento e a proposta de alocação dos recursos acordada entre governo e reitoria. A folha de pessoal da UESB, mantida a proposta atual, impedirá o cumprimento de direitos trabalhistas básicos. É fundamental que professoras e professores façam esse debate em suas plenárias departamentais, já autorizados pela assembleia do dia 22.

Distribuição das cotas orçamentárias das UEBA 2015 - 2016

Distribuição das cotas orçamentárias das UEBA 2017

Comparativo das cotas orçamentárias 2016 - 2017

Estatuto da UESB

Ofício da Adusb aos departamentos sobre LOA 2017