Liminar para desocupação da UESB é suspensa
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

A assessoria jurídica do Ocupa UESB conquistou a suspensão da liminar que determinava a retirada do Movimento Estudantil do campus de Vitória da Conquista pela Polícia. Durante o sábado (26), estudantes e docentes estiveram mobilizados em defesa da autonomia universitária e da legitimidade da ocupação.

O pedido de suspensão foi protocolado em Salvador na manhã de sábado (26). A juíza plantonista enunciou, em sua decisão, que o Juiz Ricardo Campos, “precipitadamente, deferiu a antecipação da tutela, de forma plena e satisfativa, sem que fossem ouvidos e aberto o diálogo, olvidando-se da prévia audiência de justificação, ao arrepio do quanto disposto no supedâneo legal”. Afirmou ainda que a situação exige cautela e prudência, em razão dos riscos que se corre com utilização da força policial para todos os envolvidos numa ação de desocupação. Desse modo, suspendeu os efeitos da liminar até que uma audiência de justificação ocorra e nova deliberação seja tomada.

A Adusb reafirma a autonomia universitária e reitera seu apoio ao movimento estudantil. A Diretoria saúda a juventude de luta, que resiste na UESB, as Ocupações que se fizeram presentes e os professores/as que participaram da vigília nos portões. Todos(as) foram fundamentais para reafirmar que a comunidade, em sua ampla maioria, não admitirá arbitrariedades judiciais e a intervenção da força policial na nossa Universidade, construída com muita luta e trabalho por aqueles que sabem o que representa a educação pública na transformação social.