UNIMED: Docentes sem margem para consignação serão notificados

 Plano de saúde será reajustado em 7,14%

A Unimed-Sudoeste apresentou o reajuste de 13,57%, valor acima da inflação prevista para 2016. A diretoria da Adusb não acatou a proposta e após longa negociação ficou acordado o índice de 7,14%, em parcelas fixas, durante o ano de 2017. Como o mês de janeiro já foi pago, a diferença do reajuste deste mês será distribuída de fevereiro a dezembro de 2017.

Os docentes que não possuem margem para o reajuste anual estão sendo notificados por e-mail, mas já podem entrar em contato com a secretaria da Adusb, do campus de Vitória da Conquista, para se informar sobre valores e como proceder com a transferência programada ainda no mês de janeiro.

Saiba mais sobre a negociação. 

Histórico

Em 2014, o Governo da Bahia alterou o sistema de consignação do Estado através do decreto 15.016/14. Nele fica estabelecido que o valor máximo de desconto em folha dos servidores públicos é de 30% da remuneração líquida, sendo que apenas 12% dos descontos podem ser realizados por associações e sindicatos. Com o novo sistema não é possível reajustar o valor do convênio Adusb e Unimed-Sudoeste e incluir dependentes no plano de saúde de uma parcela dos docentes.

Em assembleia realizada em março de 2016, a categoria deliberou pela manutenção do convênio e o pagamento do valor que ultrapassa a margem de consignação através de transferência programada. 

Como regularizar a situação?

Cada professor(a) notificado(a) deverá programar o débito automático dos 12 meses do corrente ano e entregar o comprovante da operação em uma das secretarias da Adusb, entre os dias 1 e 7 de fevereiro de 2017. Os valores a serem pagos, bem como as orientações para o procedimento, serão encaminhados individualmente na notificação. Confira algumas opções de como debitar o valor da conta corrente.  

1) Filiados com conta corrente no Banco do Brasil:

Há duas possibilidades para fazer o débito em conta:

1.            Procurar o gerente no Banco e solicitar que ele faça uma transferência programada para a conta da ADUSB, seguindo as mesmas orientações fornecidas na notificação (fazer a transferência para o último dia útil do mês, na mesma data do recebimento do salário, de janeiro a dezembro de 2017, período correspondente a anuidade da UNIMED do ano corrente). Ao fazer a programação, o filiado deverá solicitar o comprovante assinado e entregá-lo nas secretarias da ADUSB.

2.            Acessar, pela internet, a sua conta pelo site do Banco do Brasil, e fazer a transferência programada entre contas (ao solicitar a data da transferência, irá aparecer a opção repetir transferência, é só clicar e inserir os 12 meses correspondentes do pagamento). Ao finalizar a programação, o filiado deverá imprimir a(s) página(s) gerada(s) e entregá-la na ADUSB .

2. O (a) filiado(a) com conta corrente em outros bancos

A) Solicitar transferência, por meio de TED programado, seguindo as mesmas orientações anteriormente fornecidas (fazer a transferência para o último dia útil do mês, na mesma data do recebimento do salário, de janeiro a dezembro de 2017, período correspondente a anuidade da UNIMED do ano corrente). Ao fazer a programação, o filiado deverá solicitar ao gerente a impressão e assinatura e entregá-la na ADUSB .

Os (As) filiados (as) que não entregarem o comprovante de autorização do débito no prazo determinado (entre 01 e 07 de fevereiro de 2017) terão o seu plano e de seus dependentes suspensos. O prazo máximo para regularizar sua situação será o dia 23 de fevereiro de 2017, caso não o faça, terá o plano cancelado.

Veja informações detalhadas na notificação em anexo