Eleições Adusb: Nova diretoria toma posse
O novo presidente apresenta a diretoria eleita para ao biênio 2017-2019

Na quarta-feira (15), foi empossada a nova diretoria da Adusb em assembleia realizada no campus de Vitória da Conquista. A gestão Resistência e Luta, com mandato até 2019, assume a tarefa de organizar a categoria em defesa dos direitos trabalhistas e da universidade pública. A solenidade foi marcada pela homenagem à participação das mulheres na construção do sindicato e contou com a presença da presidente do Andes-SN, Eblin Farage.

Farage, uma das militantes homenageadas, ressaltou a participação da seção sindical na construção e fortalecimento do sindicato nacional. “Nós aprendemos muito com vocês. A Bahia é modelo para os outros estados pela forma que se articulam entre as universidades estaduais. O debate da multicampia sempre esteve muito presente nas estaduais da Bahia e se tornou realidade para todo o sindicato nacional. Foi um grande aprendizado junto com vocês”, destacou a presidente.

Perspectivas

Foram 376 votantes, dos quais 319 favoráveis, número superior ao da eleição passada. A votação expressiva fortalece o sindicato no combate aos ataques à classe trabalhadora e expressa a confiança dos docentes na Adusb.

Para Sérgio Barroso, novo presidente, a perspectiva para o próximo período é manter o espirito combativo. “Vamos continuar fazendo o enfrentamento, mantendo os princípios que guiam a nossa seção sindical e nosso sindicato com a independência de governos e partidos políticos, sem perder a perspectiva do classismo tão importante na luta”, afirmou.

Luta e Autonomia

A gestão “Luta e autonomia”, biênio 2014-2016, foi marcada pelo forte debate político através dos cursos de formação promovidos pelo GT de Política Sindical e Formação Política. O trabalho do GT de Política Educacional na campanha contra o projeto Escola Sem Partido também foi lembrado como uma das importantes campanhas promovidas pela Adusb.

Durante o período, a categoria docente protagonizou importantes lutas como a greve de 2015, que derrubou a lei 7176/97. Realizou o fechamento da BR 116, ocupou a Secretária Estadual de Educação e construiu uma greve nacional histórica contra a PEC do Teto dos Gastos. Para Márcia Lemos, ex-presidente da Adusb, a gestão cumpriu um papel importante de articulação política com movimentos sociais, movimento estudantil e sindicatos e enraizamento do Andes-SN e da CSP-Conlutas junto à categoria.

“Eu não posso deixar de dizer o quanto o debate de gênero se aprofundou e melhorou as relações de trabalho especialmente dentro do sindicato. Muitas foram às mulheres que se aproximaram da Adusb. Em mais de 30 anos, nós tivemos de fato uma gestão formada por um conjunto de mulheres que assumiram as funções consideradas principais pela categoria” afirmou a ex-presidente.

Confira a composição da nova diretoria

A gestão 2017-2019 é formada pelo professor Sérgio Barroso (presidente), Iracema Lima (vice-presidente), Cristiano Lima (secretário geral), Silvanio Bezerra (diretor financeiro), Vinícius Correia (diretor de relações sindicais), Luciana Aguilar (diretora acadêmica), Danillo Duarte (diretor de comunicação), Marcos Tavares (primeiro suplente) e Eduardo Silveira (segundo suplente) compondo a Diretoria Geral. Jorge Nascimento (vice-presidente regional), Haroldo Mendes (secretário regional), Adervan Gonçalves (diretor sindical regional), Jeferson Chagas (diretor financeiro regional), Juraci Reis (suplente regional) compõem a Diretoria de Jequié. Em Itapetinga, a Diretoria Regional é formada pelos professores Edilson Ferreira (vice-presidente regional), Kergilêda Ambrósio (secretária regional), Elson de Souza (diretor sindical regional), Marilyn da Rocha (diretora financeira regional) e Priscila de Figueiredo (suplente regional).