Fórum das ADs convoca ato em resposta ao silêncio do governo Rui Costa
Aula pública realizada em 2016 na Assembleia Legislativa

O governo da Bahia, mais uma vez, demonstra o seu descaso com as Universidades Estaduais. A pauta de reivindicações foi protocolada em dezembro de 2016, mas a primeira reunião aconteceu apenas em 14 de março desse ano. Na ocasião, SEC e SAEB se comprometeram em apresentar uma resposta por escrito sobre a pauta e o agendamento de uma nova reunião com o governo indicada, a princípio, para o dia 3 de Abril. Descumprindo o acordado, o governo não respondeu e nem recebeu a categoria.

Conheça a pauta de reivindicações 2017.

Em resposta ao desrespeito do governo, os professores das quatro universidades estaduais farão ato público, no dia 18 de abril, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Para Milton Pinheiro, coordenador do Fórum das ADs, é preciso uma denúncia mais concreta e forte contra o governo Rui Costa. É uma irresponsabilidade não atender as representações docentes e suas reivindicações, pois o atendimento dessas pautas significa barrar o sucateamento das universidades e melhorar as condições de trabalho nessas instituições. Isso não pode passar despercebido. É necessário que os professores, juntamente com toda comunidade acadêmica, e o conjunto das categorias se façam presentes em um grande ato de protesto no Centro Administrativo da Bahia, no dia 18 de abril, para exigir que o governo reestabeleça a negociação com o Movimento Docente e as universidades estaduais baianas.

Precarização em números

As universidades estaduais passam por um cenário de precarização que se arrasta há anos e a situação seria ainda pior se não fossem as lutas travadas pela comunidade acadêmica em defesa dessas instituições.

No que diz respeito aos direitos trabalhistas e o Estatuto do Magistério, há um grande número de processos de promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho emperrados. A insuficiência de recursos para manutenção, investimento e custeio também é uma realidade. A destinação de 5% da Receita Líquida de Impostos para o orçamento já não responde às necessidades da comunidade acadêmica.

Diante desse cenário, as Associações Docentes através do Fórum das ADs, Andes – SN e CSP Conlutas convocam a comunidade acadêmica e a sociedade baiana a somar na luta por nenhum direito a menos e contra os ataques do governo Rui Costa.

Fonte: Fórum das ADs com edição da Adusb