XIII Encontro dos Docentes das Universidades Estaduais baianas se encerra de forma vitoriosa

Construção da greve docente e fortalecimento do Fórum das 12 foram indicados pelo Encontro

No último final de semana, entre os dias 26, 27 e 28 de maio, ocorreu em Ilhéus (BA) o XIII Encontro dos Docentes das UEBA com o tema “Em defesa do serviço público e da universidade: contra a ofensiva conservadora”. O espaço reuniu cerca de 50 representações docentes da Bahia para discutir e elaborar a política do Movimento Docente (MD) para o próximo período, diante da conjuntura nacional e estadual de ataque aos direitos.

O Encontro é um espaço histórico do Fórum das ADs que existe há quase trinta anos, desde a década de 80. Para Milton Pinheiro, atual coordenador do Fórum das ADs e diretor da Aduneb, esse encontro, além de fortalecer o movimento docente e a unificação das lutas em torno da autonomia universitária, do orçamento, de melhores salários e condições trabalho, aconteceu em uma conjuntura especial, em que a classe trabalhadora resiste e se levanta contra o governo de Michel Temer (PMDB), a exemplo da greve geral do dia 28 de Abril e da Marcha em Brasília do dia 24 de maio.

Mesas

Com o auditório cheio, o encontro foi aberto com a saudação de diversas entidades que reafirmaram o espaço e o papel que as Associações Docentes cumprem na Bahia. Estiveram presentes representantes da CSP-Conlutas, ANDES-SN, reitoria da UESC, DCE UESC, coordenação do Fórum das ADs, diretoria da ADUSC – que sediou o evento – e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

 A primeira mesa temática abordou o assunto central do encontro com as/os palestrantes Sara Granemann, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Zilmar Averita, Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o 1º vice-presidente do ANDES-SN e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luis Eduardo Acosta. A mesa tratou sobre a atual conjuntura do país de ataques aos direitos trabalhistas e sociais e as estratégias de enfretamento da classe da trabalhadora a estes ataques. Também foram tratados os retrocessos das contrarreformas da Previdência e Trabalhista, em especial na condição das mulheres.

Grupos de Trabalho e Plenária Final

 O encontro ainda desempenhou um papel importante na articulação e planejamento do movimento docente. Os Grupos de Trabalho (GTs) foram o laboratório para isso, promovendo o debate sobre questões como “Ajuste fiscal, previdência e financiamento das UEBA”, “Opressões, assédio moral e adoecimento docente” e “Ofensiva conservadora e a carreira docente”.

Os encaminhamentos propostos nos GTs foram legitimados na plenária final do encontro. Entre as propostas aprovadas estão o fortalecimento do Fórum das 12 para construção da unidade entre as categorias e promoção de um estudo referente aos impactos do cumprimento de todos os direitos contidos no Estatuto do Magistério Superior no orçamento do Estado. O Encontro também indicou a radicalização da luta e construção da greve docente contra os ataques do governo estadual aos direitos trabalhistas e às universidades. Duas moções de repúdio ainda foram aprovadas, em defesa dos povos indígenas e contra a entrega do título de cidadão baiano ao deputado federal Jair Bolsonaro.

Confira o relatório final do XIII Encontro 

Acesse todas as fotos do XIII Encontro das UEBA na página do Facebook do Fórum das ADs

Fonte: Ascom Fórum das Ads com edição da Adusb