Consepe suspende discussão sobre novos cursos da EAD

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uesb (Consepe) decidiu, nesta quarta-feira (2), retirar da pauta a criação de cinco cursos na modalidade a distância. Como os conselheiros e as conselheiras são representantes das suas plenárias de departamento e colegiado, não se sentiram a vontade para votar, já que novos elementos acerca da educação a distância (EAD) na Universidade foram apresentados.

O presidente da Adusb, Sérgio Barroso, apresentou o documento encaminhado pela Adusb aos departamentos e colegiados sobre a EAD na Uesb, elaborado com a síntese do debate da categoria em assembleia. O presidente ressaltou que o Andes-SN não é contra a educação a distância enquanto modalidade. Ao contrário, deve ser usada de forma criteriosa e em situações de extrema impossibilidade do ensino presencial. No entanto, a EAD no Brasil e na UESB tem sido utilizada indiscriminadamente, sem avaliação dos danos e como estratégia para captação de recursos. Barroso também criticou a maneira como os cursos EAD estão sendo criados e a falta de regulamentação da educação a distância, mesmo com dez anos de iniciada na Universidade.

Leia o documento completo.

Para avançar no debate da definição de uma política de EAD para a Uesb, o Consepe criou uma comissão, que apresentará em breve seus trabalhos. Os cinco cursos presentes da pauta continuarão com a implementação suspensa, até que o Conselho volte a discutir o assunto.