Consepe é adiado por falta de condições de segurança no transporte de Jequié
Ônibus da frota do campus de Jequié/ Foto: Ricardo Lopes

A reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uesb (Consepe) prevista para essa quarta-feira (30), em Vitória da Conquista, foi adiada devido à precariedade do transporte da Universidade. Diversos conselheiros(as) do campus de Jequié decidiram não se locomoverem porque o transporte “não oferece condições adequadas de segurança na realização deste trajeto”.

Ainda segundo comunicado dos(as) conselheiros(as), “o ônibus disponibilizado (coletivo adaptado) não atende nos seguintes quesitos: vários cintos de segurança não funcionam, poltronas com defeito (não reclinam e /ou os assentos estão soltos)”. A situação é recorrente e expõe os(as) professores(as) a uma série de riscos, agravados por se tratar de um percurso com trânsito pesado (BR-116). Há tempos os(as) docentes do campus reivindicam melhoria na qualidade do transporte. “Decidimos não nos submeter a este descaso”, afirmou a nota.

O presidente da Adusb, Sérgio Barroso, apoia o posicionamento das conselheiras e dos conselheiros. “É lamentável e inadmissível o que ocorreu hoje. Trabalhadores não podem se submeter a condições de trabalho precárias e muito menos que coloquem suas vidas em risco. Por isso é importante nos mobilizarmos por mais recursos para a Universidade e pela transparência da execução orçamentária, através do orçamento participativo”, defendeu o presidente.

Veja o comunicado na íntegra abaixo.

Bom dia a todos/todas

Comunicamos que a ausência dos membros conselheiros do campus de Jequié na reunião do CONSEPE, no dia de hoje, deve-se ao fato de que o transporte direcionado para a locomoção não oferece condições adequadas de segurança na realização deste trajeto.

O ônibus disponibilizado (coletivo adaptado) não atende nos seguintes quesitos: vários cintos de segurança não funcionam, poltronas com defeito (não reclinam e /ou os assentos estão soltos). Levando em consideração que esta situação é recorrente, nos expondo a riscos, decidimos não nos submeter a este descaso.

Informamos que assim que for disponibilizado transporte que nos ofereça segurança e qualidade em nosso deslocamento, estaremos à disposição para participar das reuniões dos conselhos deliberativos desta instituição.

Alessandra Bueno De Grandi - DCHL

Iara Cerqueira Linhares de Albuqueque - DCHL

Lyra Candida Calhau Rebouças - Colegiado de Enfermagem

Luciano Artemio Leal - Colegiado dos Cursos de Ciências Biológicas

Ana Cristina Santos Duarte - Pós-Graduação de Educação Científica

Gildomar Lima Valasques Júnior - Colegiado de Farmácia

Luciano Nery Ferreira - Colegiado de Fisioterapia

Cezar Augusto Casotti - Pós-graduação em Enfermagem e Saúde

José Eduardo J. da Silva - Colegiado de Matemática

Juraci Reis - Colegiado de Educação Física

Nemésio Matos de O. Neto - DCT

Cleber Souza de Jesus - Departamento de Saúde II

Marcos Henrique Fernandes - Departamento de Saúde I