Ato público contra Reforma da Previdência acontece segunda-feira (19) em Conquista

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, pretende colocar a Reforma da Previdência em votação na terça-feira (20). Para impedir a aprovação, a CSP-Conlutas e as demais Centrais Sindicais definiram a segunda-feira (19) como dia de luta contra a Reforma da Previdência. Atendendo ao chamado nacional, o Fórum Sindical e Popular de Vitória da Conquista realizará na data um ato público às 8:30 na Praça Barão do Rio Branco. A Adusb constrói essa luta e convoca a comunidade acadêmica da Uesb a participar do ato público. Importante ressaltar que não haverá suspensão das atividades docentes.

Os principais ataques

Caso a reforma seja aprovada, homens poderão se aposentar somente a partir dos 65 anos e mulheres dos 62 anos. Atualmente não há idade mínima para aposentadoria. Além da idade, serão necessários 40 anos de contribuição para receber o valor integral da aposentadoria.

Apesar do que afirma a propaganda enganosa do governo Temer, os trabalhadores rurais serão afetados pelas novas regras. Hoje é necessário trabalhar por 15 anos no campo para aposentar. Contudo, a reforma requer 15 anos de contribuição comprovada para liberação do benefício, o que impedirá milhares de pessoas de se aposentarem.

Quem recebe pensão por morte também será atingido, pois os valores serão reduzidos pela metade, acrescidos de 10% para cada dependente menor de 18 anos. A situação afetará de forma cruel a vida de mães que utilizam esse recurso para sustentarem seus filhos.

Mobilização

Desde a apresentação da Reforma no primeiro semestre de 2017, sindicatos e movimentos populares de todo país têm se mobilizado pelo fim do projeto. Greves gerais foram convocadas e atos públicos aconteceram de norte a sul do país. Como fruto disso, a votação do projeto foi adiada diversas vezes. Entretanto, isso não é suficiente. É preciso que a Reforma da Previdência seja enterrada de uma vez por todas. Apenas a mobilização popular fará o ilegítimo governo Temer recuar do seu projeto de fazer com que brasileiros trabalhem até a morte sem aposentar.

Um dia de luta para garantir o direito de uma vida.

Se colocar para votar, o Brasil vai parar!