Governo #RuiCorta publica progressões, mas não paga

Pela pressão do movimento docente, nos dias 1 e 2 de fevereiro, foram publicadas no Diário Oficial 51 progressões. Contudo, quase dois meses se passaram e até o momento 28 docentes não receberam o pagamento. A diretoria da Adusb buscou junto à SAEB e à administração da UESB apurar as responsabilidades pelo atraso. De acordo com informações da Coordenação de Benefícios da Uesb (COBEN), a Secretaria de Administração (SAEB) é a responsável por lançar as progressões em folha. A Gerência de Recursos Humanos informou que a documentação dos 51 docentes contemplados com a progressão foi enviada a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) entre os dias 05 e 06 de fevereiro. Portanto, mesmo recebendo a documentação dos 51 docentes, a SAEB liberou o pagamento para apenas 23 deles. A Adusb considera a situação um desrespeito a esses 28 trabalhadores, que já aguardavam há alguns meses pela publicação do direito trabalhista e agora continuam sem receber o que lhes é devido.

A fila

Além dos 28 docentes da Uesb citados que não receberam pagamento, outros 43 ainda aguardam publicação no Diário Oficial. Importante lembrar que segundo o Estatuto do Magistério Superior não é necessário comprovar dotação orçamentária para liberação do direito, basta que os critérios de requerimento sejam cumpridos e o professor faça a solicitação. Além disso, os processos de promoção, progressão devem tramitar, ser decididos e se encerrarem no âmbito da Universidade, procedimento que vem sendo desrespeitado pelo governo #RuiCorta.

Mobilização

O Movimento Docente estará mobilizado no dia 25 de abril em Salvador, quando será realizado um ato público. O respeito aos direitos trabalhistas é um dos itens presentes na pauta de reivindicações da categoria. O documento foi protocolado em dezembro do ano passado. Contudo, o governo #RuiCorta tem se negado a abrir as negociações. Interessados em participar da atividade devem entrar em contato com as secretarias da Adusb.