Assembleia aprova paralisação em 25 de abril contra o arrocho salarial e ataques aos direitos

O dia 25 de abril será momento de luta contra o maior arrocho salarial dos últimos vinte anos. Em assembleia, realizada na quarta-feira (18) no campus de Jequié, professoras e professores da Uesb decidiram por paralisar e promover atos públicos nos três campi. A Adusb também viabilizará a ida de docentes que se interessarem por participar das mobilizações que venham a ocorrer em Salvador. Para não inviabilizar a homologação das eleições para reitoria e entender a importância do respeito às decisões democráticas da comunidade, a categoria autorizou previamente a reunião do Conselho Superior Universitário (CONSU), agendada para o dia 25 de abril.

Pauta estadual e mobilização

Foi consenso entre as(os) participantes da assembleia a indignação com a defasagem salarial da categoria. Com o maior arrocho salarial dos últimos vinte anos, o poder de compra da categoria segue cada vez mais comprometido. O reajuste mínimo necessário para recompor as perdas no salário base, inclusive dos docentes aposentados, já passa de 21%.

Além disso, mesmo com a continuidade de publicações de promoções e progressões, ainda existem 165 docentes da Uesb na fila por direitos garantidos em lei. Para quem aguarda por mudança de regime de trabalho a situação é ainda mais grave, pois o governo tem negado os processos, desrespeitando inclusive decisão do Supremo Tribunal Federal.

A avaliação é de que o governador está confortável politicamente e por isso tem sistematicamente ignorado as reivindicações. É necessário, portanto, endurecer nas cobranças e ações. A aprovação da paralisação tem esse objetivo. A suspensão de atividades também foi aprovada por professoras(es) da Uneb e Uesc.  

A comunidade universitária e do sudoeste da Bahia também precisa ter maior dimensão dos ataques do governo #RuiCorta tanto às(aos) docentes, quanto à própria Uesb. Desse modo, a realização dos atos públicos locais será fundamental. Como o Fórum das ADs (FAD) deliberou por ato público em Salvador no dia 25 de abril, a assembleia solicitou que a proposta das mobilizações locais seja apresentada ao FAD. Caso a proposta original seja mantida, professoras(es) da Uesb que desejarem integrar as atividades na capital devem entrar em contato com as secretarias da Adusb até 23 de abril. O sindicato viabilizará o transporte de estudantes para Salvador apenas se houver um número de docentes interessados suficiente para a locação de ônibus e vagas disponíveis. Discentes devem ser indicados(as) por DCE, Coletivos, Centros e Diretórios Acadêmicos.

Adusb contra o Estado de exceção

A seletividade da justiça, os assassinatos de Marielle Franco, Anderson Gomes, Antônio Carlos Almeida, Márcio Matos e outras(os) lutadoras(es) foram considerados pela assembleia como reflexos do fortalecimento de setores conservadores e reacionários no Brasil. Setores estes que, enquanto articulam esquemas nos três poderes para favorecer seus corruptos e corruptores, acreditam ser justificado o assassinato ou a prisão arbitrária de lutadores(as) sociais ou daqueles(as) acreditam representar a esquerda brasileira.  Assim, o governo ilegítimo Temer, sua base parlamentar corrupta e o judiciário seletivo tem atuado para criminalizar movimentos sociais e investir contra as liberdades democráticas.

É inaceitável que a Uesb – espaço de reflexão e formação política e social – não se organize contra esse cenário de ataques. Portanto, foi encaminhada a criação de um Comitê em Defesa das Liberdades Democráticas e contra o Estado de Exceção.

Eleição do Andes

A votação para escolha da próxima diretoria do Andes-SN (biênio 2018/2020) ocorrerá nos dias 9 e 10 de maio. Concorrem o processo a chapa 1, “Andes Autônomo e de Luta” e a chapa 2, “Renova Andes”. A votação acontecerá nas seções sindicais de todo país de forma direta e secreta. Como nos processos eleitorais anteriores, a Adusb disponibilizará urnas para votação nos três campi da Uesb. Para apresentação das propostas e debate dos programas, a diretoria da Adusb buscará construir um debate entre as candidaturas.

Recomposição do Comitê do PRAE

Diante do afastamento de representantes da Adusb no Comitê do Programa de Assistência Estudantil da Uesb e da importância do espaço, a assembleia indicou novos(as) docentes para a tarefa.

Vitória da Conquista

Titular: Suzane Tosta (DG)

Suplente: José Antonio Gonçalves dos Santos (DCSA)

 Itapetinga

Titular: Edilson Batista

Jequié

Titular: Marcelo Eça Rocha

Suplente: Hayaldo Copeque Fraga de Oliveira