Chapa “Ubuntu” vence eleição para o DCE de Jequié.

Em Itapetinga, a eleição será no dia 24 de maio.

 

Na última quarta-feira (16), aconteceu no campus da Uesb em Jequié a votação para escolha da nova gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Devido à unificação das chapas “A Reconstrução em Nossas Mãos” com a “Ubuntu”, a votação foi realizada com chapa única. Saiba também a situação do processo eleitoral do DCE em Itapetinga.

Foram 98 votantes, 85,2% dos votos válidos, que escolheram a Chapa “Ubuntu” para atuação nos próximos três semestres letivos. A assembleia de posse da gestão eleita ocorrerá no dia 18 de maio de 2018 às 17:30 na sala do DCE, caso nenhum recurso seja protocolado.

De acordo com Rose Nascimento, coordenadora da chapa vencedora, a mobilização da chapa foi dificultada pelas demandas de fim de semestre (seminários e provas). A estratégia usada foi a conversa com estudantes nos corredores e publicações em redes sociais. A coordenadora defendeu que um DCE ativo “é importante para manutenção e conquista dos direitos dos estudantes” e também para que “tanto reitoria quanto o governo estadual ouçam a pauta estudantil”.

A chapa “Ubuntu” tem como principais pautas: contribuir para a construção de acessibilidade e inclusão na universidade, realizar seminários para discussão e apontamentos sobre a permanência estudantil e fomentar discussão sobre o Programa de Ações Afirmativas da Uesb. Pretende construir ciclos de debate, palestras e cine debates sobre mulheres, negros e negras, diversidade, juventude, saúde mental, inclusão e acessibilidade, bem como pautar as políticas públicas de juventude para o município de Jequié.

DCE – Itapetinga

No campus da Uesb de Itapetinga a votação ocorrerá no dia 24 de maio, nos três turnos de aulas, das 09 às 21h. A chapa 1 “Unidade Popular”, a chapa 2 “Atigra Uesb” e a chapa 3 “Atuar” concorrem para a gestão do DCE nos próximos três semestres. Os locais de votação deverão ser divulgados pela Comissão Eleitoral à toda comunidade estudantil, no prazo de até 03 (três) dias antes da eleição. A apuração será feita pela Comissão Eleitoral na presença de no máximo 02 (dois) representantes de cada chapa, logo após a finalização da votação, na Sala Unificada da Uesb campus de Itapetinga.