ANDES-SN lança publicações durante o 63° Conad

Mais duas edições da Revista Universidade e Sociedade (U&S) foram lançadas, durante a Plenária de Abertura do 63° Conad do ANDES-SN, que acontece de quinta (28) a domingo (1º), na Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Além do número 62, com o tema "A Barricada fecha a rua, mas abre o caminho: 50 anos do Maio de 68 e atualidade das lutas sociais", foi apresentada também a edição especial “130 anos da Abolição da Escravidão no Brasil: Resistência do Povo Negro e a Luta por Reparações”.

A sexagésima segunda edição da U&S foi apresentada pelos diretores Ana Maria Estevão e Erlando Rêses, da comissão editorial da publicação. Rêses destacou as entrevistas com os docentes José Vitório Zago e Olgaíses Maués, que vivenciaram o período de 1968 e contaram suas experiências.

O 10 de maio de 1968 foi antecedido por uma série de greves estudantis em universidades e escolas de ensino secundário em Paris, na França. Os estudantes exigiam reformas no setor educacional. No dia 10 de maio, ocorreu a Noite das Barricadas, em que 20 mil estudantes enfrentaram a polícia nas universidades e ruas da cidade parisiense. Dias depois, a mobilização estudantil atinge o seu auge se unindo aos operários e promovendo uma das maiores Greve Gerais de trabalhadores da Europa.

No Brasil, além da ascensão dos movimentos de massa, com destaque para a passeata dos 100 mil, contra a ditadura empresarial-militar e o imperialismo, houve também a edição do Ato Institucional Número Cinco (AI-5), considerado um golpe dentro do golpe, e o Decreto 477 - o qual punia professores, estudantes e funcionários de universidades com a acusação de subversão ao regime - para conter as lutas da comunidade acadêmica e de toda a classe trabalhadora brasileira. Também foi aprovada uma reforma universitária pautada pelos interesses dos EUA, via convênio MEC/USAID, altamente danosa para o desenvolvimento de uma verdadeira vida acadêmica livre.

Erlando Rêses destacou também os artigos de abordam diferentes temáticas como a contrarreforma Trabalhista e o desmonte das universidades estaduais brasileiras. A publicação traz ainda uma entrevista com Fátima Alves da Silva, secretária do ANDES-SN, que se aposenta depois de 34 anos de trabalho no Sindicato Nacional.

A edição especial foi apresentada pelos diretores do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, questões étnico-raciais, Gênero e Diversidade Sexual ( GTPCEGDS). Caiuá Al-Alam ressaltou que no ano que marca 130 anos da abolição da escravidão no Brasil, o Sindicato Nacional entendeu como fundamental fazer a publicação para ampliar o debate sobre a reparação ao povo negro brasileiro.

No dia 13 de maio de 1888, a escravidão foi abolida legalmente no Brasil com a assinatura da Lei Áurea. Uma conquista do movimento negro, que lutou contra o sistema escravagista e fez parte da resistência, a exemplo dos quilombos. Apesar do marco histórico, 130 anos depois, a população negra até hoje enfrenta, cotidianamente, as consequências dos quatro séculos de escravidão, com desigualdade social, a exploração, criminalização e o racismo.

“Essa é uma forma do ANDES-SN demarcar, mais uma vez, a importância dessa luta do povo negro no Brasil. Para o ANDES-SN, esse tema é de fundamental importância para a luta de classes”, acrescentou.

As versões digitais das revistas estarão, em breve, disponíveis no site do ANDES-SN.

Cartilha Financiamento
Foi divulgada também a cartilha “Crise de financiamento das Universidades Federais e da Ciência Pública”, produzida em conjunto pelos grupos de trabalho de Política Educacional, Ciência e Tecnologia e Verbas. Jacqueline Lima, diretora do Sindicato Nacional explicou que a publicação é uma deliberação congressual e que contou com o apoio de diversos docentes para sua produção.

“A cartilha se configura como subsídio central para as seções sindicais poderem se armar para a luta, tanto em nível nacional quanto nos estados”, ressaltou Emerson Duarte Montes, que também participou da produção do documento.

Confira aqui a cartilha.

Novo site
Luis Eduardo Acosta, diretor da gestão que encerrou o mandato nessa quinta-feira (28), apresentou junto com Cláudio Mendonça, que assumiu a encarregatura de Imprensa do Sindicato Nacional apresentaram o novo site que está sendo desenvolvido para o ANDES-SN, que irá modernizar o principal canal de comunicação da entidade, tornando a ferramenta responsiva para smartfones e tablets, além de visualmente mais atrativo e com um sistema de busca mais eficaz. O novo portal está em fase de migração de conteúdo e deverá ser lançado nos próximos meses.

Acompanhe a cobertura:

Tem início, em Fortaleza (CE), o 63º Conad
 

 

Fonte: ANDES-SN