6 de agosto é dia de defender a aposentadoria e a educação pública

Bolsonaro e sua base aliada tem pressa em aprovar a Reforma da Previdência. A previsão é de que o projeto será votado em segundo turno na terça-feira (6). Os ataques aos trabalhadores não param por aí. O governo também voltou a anunciar cortes na educação, dessa vez de R$ 348 milhões, totalizando R$ 6,1 bilhões apenas em 2019. Para denunciar a situação, o Fórum Sindical e Popular de Vitória da Conquista promoverá no dia 6 de agosto uma feira em defesa da educação pública e contra a Reforma da Previdência dos governos Bolsonaro e Rui Costa. A Praça Nove de Novembro receberá a atividade que começará a partir das 14h.

Serviços de saúde, atrações culturais, banca de livros, apresentação de projetos da educação básica e superior fazem parte da programação. A ideia é dialogar com a população sobre os riscos que a Reforma da Previdência trará para as aposentadorias e a importância da educação pública.

Ataques à Previdência também na Bahia

A Associação dos Docentes da Uesb (Adusb) constrói o Fórum Sindical e Popular e participará da atividade. “Estaremos mobilizados, pois além de combater a Reforma da Previdência de Bolsonaro, também lutamos contra a de Rui Costa”, ressalta Soraya Adorno, presidente da Adusb. No ano passado, o governo da Bahia aumentou a contribuição dos servidores de 12% para 14%. O governador também tem afirmado que não descarta mexer novamente na aposentadoria do funcionalismo baiano e que não há “trauma” no aumento da idade mínima. Para Soraya, “é um absurdo que Rui Costa sequer cogite em fazer outra Reforma da Previdência. Não recebemos reposição da inflação desde 2015 e já perdemos 2% dos nossos salários com a última reforma”.