Unimed: Valores das complementações de julho já foram enviados por e-mail aos docentes

Devido à mudança do processo de consignação em folha realizado pelo decreto 15.016/2014, não é possível efetuar o desconto total do valor do plano de saúde para uma parcela dos usuários do convênio Adusb-Unimed. Desde então, a Adusb tem adotado procedimentos para viabilizar a manutenção do plano. No entanto, alguns problemas continuam a ocorrer com os depósitos dos valores complementares da Unimed. Em busca de solucionar a situação, a Adusb presta esclarecimentos sobre os procedimentos de consignação e pagamentos complementares.

Por que não é possível fazer consignação em folha para todos?

O decreto 15.016/2014 estabeleceu um limite máximo de 12% da remuneração líquida de cada servidor como margem de consignação de benefícios assistenciais de sindicatos e associações, como o convênio Adusb-Unimed. Como parte dos usuários do plano não possui margem para a consignação completa do que é devido, a assembleia da Adusb decidiu que esses docentes deveriam realizar os pagamentos complementares por meio de depósitos identificados até o último dia útil de cada mês, com valores indicados pela secretaria do sindicato. Também foi deliberado que caberia aos docentes apresentar os comprovantes dos pagamentos à Adusb, até o último dia útil de cada mês. A assembleia autorizou o sindicato a suspender e posteriormente cancelar o plano daqueles que não estiverem com os depósitos em dias. Os professores com margem continuaram a ter todo valor consignado em folha.

Data dos pagamentos

A fatura da Unimed é paga integralmente pela Adusb sempre no dia 15 de cada mês. Não há possibilidade de pagamento parcial. Para que seja possível efetuar o pagamento, o financeiro da Adusb faz a cobrança com antecedência dos valores devidos por cada docente, no contracheque do mês anterior. É por esse motivo que os pagamentos complementares devem ser pagos até o último dia útil do mês, pois caso não sejam feitos, podem gerar prejuízos para os usuários do plano.

Valores por usuário

Por conta de questões de responsabilidade exclusivas da Secretaria de Administração (SAEB), podem ocorrer mudanças nas margens de consignação de um mês para o outro. A situação interfere diretamente no valor da margem de consignação. Por isso, ainda que o sindicato indique um valor fixo de depósito para todo o ano, podem ocorrer variações. Os valores efetivamente consignados só ficam disponíveis após o último dia útil do mês. Neste sentido, a secretaria da Adusb envia todos os meses e-mail com o nome do docente, valor do depósito, prazo e dados bancários. É imprescindível que os docentes verifiquem seus e-mails, inclusive o spam, já que parte das mensagens do e-mail comunicacao@adusb.org.br não são enviadas para a caixa de mensagem principal. Em agosto, por exemplo, das 302 mensagens enviadas apenas 135 foram abertas. O não pagamento da complementação, ainda que por parte dos docentes, impede a arrecadação integral dos recursos necessários para o pagamento da fatura da Unimed e causam problemas no caixa do sindicato.

Identificação dos pagamentos

É importante que todos os depósitos/transferências sejam identificados para que seja possível conferir os pagamentos. Em casos de pagamentos feitos por terceiros, a Adusb deve ser comunicada por escrito, com o envio da cópia do recibo e identificação do titular do plano. São centenas de depósitos todos os meses, partes destes feitos sem identificação ou em nomes de terceiros, o que impede a verificação e causa transtornos tanto aos professores, quanto ao financeiro da Adusb.

Pagamentos da Unimed dos meses de salários cortados

O corte de salários provocado pelo governo estadual durante a greve docente causou diversos problemas, entre eles a não consignação no contracheque de centenas de docentes do valor referente ao plano do mês de maio. Após acordo com a SAEB, foi autorizado excepcionalmente que as consignações da Unimed atrasadas, referentes ao mês de maio, fossem cobradas no contracheque/salário de julho, junto com as demais consignações do mês. No entanto, isso se refere apenas aos valores de maio. Não abarca os pagamentos complementares de julho. Assim, é necessário que os depósitos complementares de julho sejam feitos conforme valores indicados nas mensagens enviadas por e-mail.

Não sei o meu valor de pagamento. O que fazer?

As secretarias da Adusb dos três campi possuem acesso às tabelas com os valores mensais de pagamento devido de cada professor. Portanto, em caso de não recebimento do e-mail (comunicacao@adusb.org.br) com as informações necessárias para realizar o depósito, os docentes devem entrar em contato com as secretarias da Adusb para tirar dúvidas e obter informações.

Itapetinga

(77) 3261-6277 / (77) 3261-8681

adusbit@yahoo.com.br

Jequié

(73) 3527-4704

adusbjequie@hotmail.com

Vitória da Conquista

(77) 3424 1035 / (77) 3424 8713

adusbsecretaria@gmail.com

As faturas da Unimed sempre foram pagas em dias pela Adusb e todos os esforços estão sendo envidados para garantir a regularidade dos pagamentos. A diretoria da Adusb agradece a compreensão e colaboração de todos os docentes para que leiam as mensagens e façam os pagamentos em dias para evitar problemas com o plano.