Unimed: Valores das pendências dos meses de agosto e anteriores foram enviados por e-mail

Devido à mudança do processo de consignação em folha realizado pelo decreto 15.016/2014, não é possível efetuar o desconto total do valor do plano de saúde para uma parcela cada vez maior dos usuários do convênio Adusb-Unimed. Desde então, a Adusb tem adotado procedimentos para viabilizar a manutenção do plano. No entanto, alguns problemas continuam a ocorrer com os depósitos dos valores complementares da Unimed. Em busca de solucionar a situação, a assembleia do dia 18 de setembro aprovou alterações na forma de pagamento do plano. As informações serão divulgadas assim que os trâmites internos forem concluídos. Até que isso aconteça, os usuários devem continuar com os procedimentos atuais.

Por que não é possível fazer consignação em folha para todos?

O decreto 15.016/2014 estabeleceu um limite máximo de 12% da remuneração líquida de cada servidor como margem de consignação de benefícios assistenciais de sindicatos e associações, como o convênio Adusb-Unimed. Como parte cada vez maior dos usuários (atualmente mais de 300) do plano não possui margem para a consignação completa do que é devido, a assembleia da Adusb decidiu que esses docentes deveriam realizar os pagamentos complementares por meio de depósitos identificados a serem realizados até o último dia útil de cada mês anterior ao de vencimento da fatura, com valores indicados pela secretaria do sindicato. Também foi deliberado que caberia aos docentes apresentar os comprovantes dos pagamentos à Adusb neste mesmo prazo. A assembleia autorizou o sindicato a suspender e posteriormente cancelar o plano daqueles que não estiverem com os depósitos em dias. Os professores com margem continuaram a ter todo valor consignado em folha.

Data dos pagamentos

A fatura da Unimed é paga integralmente pela Adusb sempre no dia 15 de cada mês, referente aos serviços a serem prestados no mês. Assim, o não pagamento da fatura implicaria na suspensão do atendimento a partir do dia 16. Não há possibilidade de pagamento parcial. Para que seja possível efetuar o pagamento, o financeiro da Adusb faz a cobrança com antecedência dos valores devidos por cada docente, no contracheque do mês anterior. É por esse motivo que os pagamentos complementares devem ser pagos até o último dia útil de cada mês anterior ao do pagamento da fatura, pois caso não sejam feitos, podem gerar prejuízos para os usuários do plano. É para evitar isso que a diretoria da Adusb tem envidado todos os esforços para a cobrança das pendências e assim continuar garantindo o pagamento pontual da fatura.

Valores por usuário

Por conta de questões de responsabilidade exclusiva da Secretaria de Administração (SAEB), podem ocorrer mudanças nas margens de consignação de um mês para o outro. A situação interfere diretamente no valor da margem de consignação. Por isso, ainda que o sindicato indique um valor fixo de depósito para todo o ano, podem ocorrer variações. Os valores efetivamente consignados só ficam disponíveis após o último dia útil do mês. Neste sentido, a secretaria da Adusb envia todos os meses e-mail com o nome do docente, valor do depósito, prazo e dados bancários. É imprescindível que os docentes verifiquem seus e-mails, inclusive o spam, já que parte das mensagens do e-mail comunicacao@adusb.org.br não são enviadas para a caixa de mensagem principal. Em setembro, por exemplo, das 254 mensagens enviadas,  somente 95 aberturas foram registradas. O não pagamento da complementação, independente do valor, ainda que somente por parte dos docentes, impede a arrecadação integral dos recursos necessários para o pagamento da fatura da Unimed e causam problemas no caixa do sindicato. O e-mail referente às pendências dos meses de agosto e anteriores foi enviado no dia 8 de setembro.

Identificação dos pagamentos

É importante que todos os depósitos/transferências sejam identificados para que seja possível conferir os pagamentos. Em casos de pagamentos feitos por terceiros, a Adusb deve ser comunicada por escrito, com o envio da cópia do recibo e identificação do titular do plano. São centenas de depósitos todos os meses, partes destes feitos sem identificação ou em nomes de terceiros, o que impede a verificação e causa transtornos tanto aos professores, quanto ao financeiro da Adusb.

É importante destacar que a conta no Banco do Brasil foi encerrada, conforme amplamente divulgado desde o início do ano. Os dados corretos para pagamento constam na mensagem enviada no dia 8 de setembro.

Não sei o meu valor de pagamento. O que fazer?

As secretarias da Adusb dos três campi possuem acesso às tabelas com os valores mensais de pagamento devido de cada professor. Portanto, em caso de não recebimento do e-mail (comunicacao@adusb.org.br) com as informações necessárias para realizar o depósito, os docentes devem entrar em contato com as secretarias da Adusb para tirar dúvidas e obter informações.

Itapetinga

(77) 3261-6277 / (77) 3261-8681

adusbit@yahoo.com.br

Jequié

(73) 3527-4704

adusbjequie@hotmail.com

Vitória da Conquista

(77) 3424 1035 / (77) 3424 8713

adusbsecretaria@gmail.com

As faturas da Unimed sempre foram pagas em dias pela Adusb e todos os esforços estão sendo envidados para garantir a regularidade dos pagamentos. A diretoria da Adusb agradece a compreensão e colaboração de todos os docentes para que leiam as mensagens e façam os pagamentos em dias para evitar problemas com o plano.