Greve Nacional da Educação: Confira a programação em Vitória da Conquista

Como parte da Greve Nacional da Educação, o Fórum Sindical e Popular de Vitória da Conquista promoverá atividades de mobilização. Na quarta-feira (2), acontecerá o “Café Popular em Defesa da Educação Pública”. A roda de conversa “Os Ataques Neoliberais à Educação Pública” será realizada na quinta-feira (3). Professoras e professores da Uesb estarão com atividades paralisadas nos dias 2 e 3 de outubro para denunciar os ataques de Bolsonaro e Rui Costa à educação pública.

Programação

O Café Popular em Defesa da Educação Pública ocorrerá na Praça 9 de Novembro às 16h30 no dia 2 de outubro. Na oportunidade, serão discutidos os ataques contra o ensino público, gratuito e de qualidade.

No dia 3 de outubro, a sede da Associação dos Docentes da Uesb (Adusb), localizada atrás do módulo IV da Uesb, receberá a roda de conversa “Os Ataques Neoliberais à Educação Pública” às 9h30. A atividade contará com a participação das representações sindicais da educação pública básica e superior do Estado e município.

A programação é promovida pelo Fórum Sindical e Popular de Vitória da Conquista. A entidade é construída pela Adusb, demais sindicatos, movimentos sociais e populares da cidade.

Os motivos

O Ministério da Educação já teve mais de R$ 6 bilhões reduzidos do seu orçamento desse ano, causando enormes danos à educação pública. Mais de 11,8 mil bolsas de pesquisa foram cortadas e lançado o programa Future-se, para privatizar a educação superior. Na Bahia, as Universidades Estaduais continuam a enfrentar contingenciamento orçamentário. Cerca de R$ 6 milhões não foram repassados para a Uesb das verbas de custeio até agosto. Há desrespeito aos direitos trabalhistas e problemas na permanência estudantil. O governo Rui Costa já iniciou um projeto de privatização na educação básica que segue a mesma linha do Future-se.

“É fundamental que professores, estudantes, técnicos e a sociedade de modo geral se mobilizem em defesa da educação pública. Projetos de privatização de setores da educação estão em curso, tanto pelo governo Bolsonaro, com o Future-se, quanto por Rui Costa, com a abertura para organizações sociais nas escolas estaduais. Isso trará danos irreparáveis para a população. Não podemos esquecer também que as universidades estaduais permanecem com graves problemas orçamentários que colocam em jogo o desenvolvimento de projetos importantes que atendem à sociedade. A hora de dizer não, de dar um basta, é agora”, defendeu Soraya Adorno, presidente da Adusb.