Fórum das ADs discute estratégias para a mesa de negociação permanente
Foto: Ascom Fórum das ADs

Nesta segunda-feira (30) o Fórum das ADs reuniu-se em Vitória da Conquista para avançar na auto-organização da categoria frente às demandas da mesa de negociação. As ADs discutiram estratégias do movimento docente para as próximas rodadas de negociação. Atualmente está em pauta na mesa de negociação a questão da liberação das 256 Dedicações Exclusivas (D.E.). Sobre esse tema, o Fórum das ADs encaminhou uma nova reunião na manhã do dia 10 de outubro na Aduneb, em Salvador, a partir das 9h. Foi levantada, ainda, o indicativo de uma nova rodada de assembleia conjunta após a mesa de negociação permanente. 
A nova reunião da mesa entre movimento docente e o Governo do Estado ocorrerá dia 10 de outubro, a partir das 14h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). Está em curso um debate na categoria sobre a proposta apresentada pelo governo que contempla apenas 70% dos (as) professores que se encontram na fila de espera. Além disso, a proposta também impõe barreiras no que diz respeito ao tempo de, no mínimo, faltando 10 anos para aposentadoria e a carga horária de sala de aula com fixação de 12h (entenda a proposta).

XIV Encontro de Docentes das Universidades Estaduais da Bahia
Uma das estratégias apontadas na reunião para avançar na mesa de negociação foi a realização da décima quarta edição do tradicional Encontro de Docentes das Universidades Estaduais Baianas. A proposta das ADs é que o tema este ano seja “Perspectivas e desafios do movimento docente baiano nos dias atuais”. O Encontro é um espaço histórico do Fórum das ADs que existe há quase trinta anos, desde a década de 80. A programação e definição da data do encontro ainda serão debatidas entre as diretorias e divulgadas posteriormente. De acordo com o rodízio, dessa vez, o espaço será sediado pela Adusb (Associação dos Docentes da Uesb).
“Vivemos um momento de muitos desafios para o movimento docente. A nossa categoria resistiu bravamente numa greve que durou mais de 60 dias e conquistamos um canal de negociação para dar conta do respeito aos direitos trabalhistas docentes que, nesse governo, estão sendo duramente atacados. O encontro tem o objetivo de debater a nossa realidade e avançar nas táticas e estratégias para a mesa de negociação permanente. Será muito importante.”, demarcou André Uzêda, coordenador do Fórum das ADs.

LOA 2020 e Greve Nacional da Educação
Além dos encaminhamentos referentes à mesa de negociação permanente, o Fórum também indicou que as representações docentes elaborem para o ano de 2020 uma emenda dos 7% da R.L.I. para as Ueba no Projeto de Lei Orçamentário Anual (LOA) do Estado. A proposta é que o documento seja entregue aos deputados estaduais baianos.
Está na agenda do movimento docente, também, a greve nacional da educação nos próximos dias 2 e 3 de outubro. A data é um chamado das entidades do Setor da Educação para uma paralisação de 48h com atividades internas nas instituições no dia 02 e grandes atos de rua no dia 03 (saiba mais). Foi aprovada em assembleia paralisação das atividades acadêmicas com mobilização na Uesb e Uneb. A Uesc aprovou paralisação das atividades acadêmicas nesta quarta-feira (2) e mobilização com um café da manhã às 8h. No dia 3 acontecerá uma roda de conversa no interior do campus da universidade sobre "A importância da D.E. para a qualidade do trabalho docente" e panfletagem nos três turnos de funcionamento da universidade. Na Uefs a categoria apontou incorporação às mobilizações locais.

Fonte: Fórum das ADs