Nos estados, organizações começam a preparar o 18M – Dia Nacional de Lutas, Protestos e Paralisações

As Centrais sindicais estão convocando o 18 de Março, Dia Nacional de Protestos e Paralisações contra as políticas do governo Jair Bolsonaro, que retiram direitos dos trabalhadores. A orientação da CSP-Conlutas é de que nos estados sejam realizadas plenárias para organizar esse dia de luta.

Em algumas regiões plenárias já estão ocorrendo ou sendo agendadas e é importante que em todo país isso aconteça para que a data seja forte. A defesa da CSP-Conlutas é para que esse dia permita impulsionar a preparação de uma Greve Geral.

O dia 18 será em defesa dos serviços públicos, do emprego, direitos e democracia. Também será de denúncia da MP 905 (medida provisória) que instituiu a carteira de trabalho verde e amarela, retirando ainda mais direitos da classe trabalhadora.

Em São Luís (MA), houve uma plenária preparatória para o dia 18 de março, assim como organizado um calendário de luta no estado.

A proposta é de preparar uma agenda de panfletagens até o dia 18 em feiras, praças, universidades e escolas.

Também está prevista da divulgação da data em carros de sons pela cidade.

Sindicatos da região também buscarão encaminhar notas para serem veiculadas nas rádios e TV, chamando para o calendário de mobilizações do mês de março.

Na terça-feira (3), haverá uma plenária ampliada no Sindicato dos Bancários e uma Plenária Ampliada dos movimentos sociais, com a proposta de aprovar a realização no Estado o calendário de atividades definido nacionalmente pelas Centrais.

Em Belo Horizonte (MG), o dia 18 também foi discutido assim como um calendário de luta.

Nesta terça-feira (3), a partir das 10h, haverá reunião dos partidos e organizações da sociedade civil em defesa do Estado Democrático Direito, em Brasília. No mesmo dia acontecerá uma reunião das centrais para inclusão de atos em defesa da democracia ao final das assembleias de trabalhadores em greve ou que estão se mobilizando no estado. Também será elaborado um material para panfletagem através das deliberações das centrais em nível nacional.

A incorporação do calendário de lutas divulgado pelas centrais e que abarca a participação no dia 8 de março, dia internacional das mulheres trabalhadoras também está sendo organizado e servirá de impulsionador pra o dia 18 de março.

Também foi realizada reunião em Belém (PA) de preparação da data, cujos informes serão enviados e atualizados na página.

Envie informe do seu estado

É importante que entidades que estão agendando ou já realizaram plenárias nos estados de preparação da data informem a nacional da realização de plenárias, para atualização do quadro de atividades que serão feitas no dia.

Calendário da Jornada de Lutas de Março

3 de março: assembleias dos trabalhadores dos Correios para indicação de greve nacional

3 de março: atividade em Brasília em defesa da democracia

8 de Março: Dia Internacional de Lutas das Mulheres

14 de março: Dia de luta por Marielle Franco

18 de março: Dia Nacional de Lutas, Protestos e Paralisações

 

Via CSP-Conlutas