Adusb discute mulheres, política e trabalho no campus de Jequié

Como parte da programação do Dia Internacional da Mulher, a Adusb promoveu a mesa “Mulher, Política e Trabalho” na terça-feira (10), no campus de Jequié. A atividade contou com a participação das professoras Cláudia Barbosa e Tânia Torreão. As representações sociais das mulheres na política e o processo de disputa no mercado de trabalho foram alguns dos pontos debatidos.

Cláudia Barbosa trouxe os resultados da pesquisa publicada no seu livro “As mulheres na política local: entre as esferas pública e privada”. A docente argumenta que não é possível falar de um grupo de mulheres na política, pois elas são muito diversas em suas perspectivas. São discutidos também aspectos da reprodução do machismo na política, tanto nas instâncias de representação e deliberação, quanto pelas próprias mulheres participantes do trabalho.

A reprodução do machismo na universidade e a importância do seu combate foi debatida pela professora Tânia Torreão. Foram denunciados casos de assédio moral na Uesb e construídas relações entre essas violências, machismo, misoginia e racismo. O individualismo e a competividade entre as mulheres também foram apontados como fatores que contribuem para a perpetuação dos assédios.

A Adusb constrói e fortalece o 8M. Em consonância com a perspectiva do Andes-SN, defende que o machismo está ligado estruturalmente ao modo de produção capitalista. Entende ainda que a luta pela sua superação deve ser construída coletivamente entre a classe trabalhadora, na perspectiva da emancipação humana.

O vídeo da atividade na íntegra será disponibilizado em breve para empréstimo nas secretarias da Adusb.