CSP-Conlutas Bahia debate conjuntura e elege Executiva Estadual
Foto: Adufs-BA

A avaliação da atuação da CSP-Conlutas no último período e o debate da conjuntura foram feitos durante a reunião da Executiva Estadual realizada no dia 9 de março, em Feira de Santana. Ainda na data, foi eleita a nova composição da Executiva Estadual e realizada a Plenária das Trabalhadoras e dos Trabalhadores. Um plano de lutas para março também foi aprovado.

Conjuntura de ataques aos trabalhadores

A avaliação da Executiva Estadual é que a CSP-Conlutas deve continuar atuando em unidade com os demais movimentos sociais com objetivo de construir a resistência aos graves ataques proferidos por Bolsonaro, governos estaduais e municipais, caracterizados pela perda das garantias sociais e pela entrega do patrimônio público e reservas nacionais.

Na Bahia, a central sindical teve papel importante nas mobilizações contra a Reforma da Previdência de Rui Costa, nas lutas contra o extermínio da população negra e o fechamento das escolas estaduais, além de denunciar a truculência e o autoritarismo do governo estadual, especialmente com os movimentos sociais.

Alexandre Galvão, vice-presidente da Adusb e integrante da Executiva Estadual da CSP-Conlutas, defendeu que a central “tem trabalhado para construir essas lutas de forma unitária e é nesse sentido que vamos continuar trabalhando”. Na avaliação do dirigente, “as associações docentes tiveram um papel importante e estão participando ativamente para o fortalecimento da nossa central no Estado da Bahia”.

Composição da nova Executiva Estadual (2020-2021)

Alexandre Carvalho (Adusb), Denise Carneiro (Oposição SINDJUFE-BA), Jailson Laje (Minoria SINDJUFE-BA), Mateus Araújo (Movimento Aquilombar), Jucelho Dantas (Adufs), Orlando Helber (Minoria SINTTEL), Gustavo Mascarenhas (Afronte), Hamilton Assis (Movimento Educar na Luta – Oposição APLB), Ênio Estevam (SINPA). Conselho fiscal - Oposição Bancária, Adusc e Oposição Correios.

Plenária das Trabalhadoras e dos Trabalhadores

Na tarde do mesmo dia, foi realizada a plenária das trabalhadoras e trabalhadores. O evento foi um momento para discussão entre a CSP-Conlutas, sindicatos e movimentos sociais de Feira de Santana sobre a conjuntura local. Mulheres representantes da categoria dos vendedores ambulantes denunciaram os ataques da prefeitura, especialmente os relacionados aos seus locais de trabalho. A partir das questões apresentadas, foi feito o debate sobre o trabalho informal no Brasil e a importância da organização também destes trabalhadores. Foi aprovado o apoio político da CSP-Conlutas à luta dos ambulantes em Feira de Santana.

Hayaldo Copque, vice-presidente regional da Adusb considerou a plenária como extremamente importante, pois “permite o diálogo e a construção da luta conjunta entre movimentos sociais, de juventude, sindicatos e pessoas empenhadas na luta pela transformação da sociedade no sentido de uma estrutura que melhor atenda às necessidades da população em geral”.

Plano de lutas

Um calendário de lutas também foi aprovado pela CSP-Conlutas Bahia. No entanto, a pandemia do coronavírus, em conjunto com a situação de precariedade em que as reformas liberais e os cortes orçamentários afetam o sistema público de saúde do Brasil, têm levado as centrais sindicais a avaliarem se atividades nacionais serão mantidas. Portanto, o plano de lutas aprovado está sujeito a alterações. 

14/03 – Atos em Memória de Marielle Franco e Anderson Gomes

17/03 – Lançamento do Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público na Assembleia Legislativa às 9h

18/03 – Dia Nacional de Mobilizações e Greve Nacional da Educação

21/03 – Atividades do Dia Internacional do Combate ao Racismo;

26/03 – Debate Promovido pelas Associações de Docentes do Ensino Superior na Bahia

31/03 – Marcha em homenagem às vítimas da Ditadura “Para que ninguém esqueça, para que jamais aconteça”

 

Com informações da Adufs-BA e facebook da CSP-Conlutas BA

Imagens da CSP-Conlutas BA e Adufs-BA