Unimed: Após negociações, reajuste anual é reduzido para 7,5%

Anualmente a Unimed pleiteia o reajuste dos valores das mensalidades do plano de saúde. Para 2020, após um longo processo de negociação com a Unimed-Sudoeste, a diretoria da Adusb conseguiu reduzir o reajuste anual para 7,5%, retroativo a janeiro. A primeira proposta apresentada pelo plano de saúde foi de 44%. Durante diversas reuniões, a Adusb defendeu os interesses dos docentes beneficiários, com questionamentos sobre o percentual de reajuste proposto e a cobrança da melhoria da qualidade do atendimento.

A mensalidade reajustada será cobrada a partir do mês de maio, tanto no desconto direto no contracheque, quanto na suplementação, para quem não possui margem de consignação para desconto total do valor do plano de saúde.

Como o reajuste é retroativo a janeiro, a partir de maio também será iniciado o pagamento do reajuste anual dos meses anteriores. Para que o montante não seja descontado de uma única vez, a diretoria da Adusb também negociou o parcelamento do retroativo em oito vezes. Portanto, o pagamento do retroativo será iniciado em maio e encerrado em dezembro.

As secretarias da Adusb em breve informarão por e-mail os novos valores da Unimed. Docentes que fazem suplementação devem fazer seus pagamentos sempre até o último dia útil de cada mês. É importante lembrar que o acúmulo de qualquer débito ou pendência pode prejudicar a continuidade do convênio com a Unimed como um todo, pois o sindicato precisa arrecadar os recursos para o pagamento da fatura mensal na íntegra.

Atendimento pediátrico em Jequié

A diretoria da Adusb também cobrou da direção da Unimed uma solução imediata para o problema do atendimento pediátrico em Jequié, por e-mail, a direção da Unimed respondeu que:

Esta questão não é interna nossa, infelizmente. Trata-se de uma situação local onde nenhum profissional de pediatria está atendendo no hospital da cidade devido a caso de agressão de médicos por familiares de pacientes – inclusive com registro policial dos fatos. Agrava-se a situação pelo fato de que os especialistas da cidade não têm atendido ainda que em consultório sem ser particular. Nosso objetivo é garantir a assistência e continuamos trabalhando em alternativas para solucionar este problema.

As alternativas em estudo incluem até “importarmos” pediatras para atender na cidade ou criar um núcleo de especialidades próprio na região, porém estes estudos carecem de maior profundidade e não são viáveis a médio prazo.

Diante do exposto, o que a regulamentação da ANS nos obriga é garantir a assistência mediante reembolso, que é o que estamos fazendo com os filiados de vocês no caso da pediatria de Jequié. Enquanto trabalhamos na solução definitiva uma opção é realinhar o prazo e o fluxo dos reembolsos dos beneficiários de vocês. Para tal, nosso relacionamento empresarial está ao dispor no sentido de apoiá-los internamente na construção deste fluxo.

A diretoria da Adusb destaca mais uma vez a importância de que quaisquer reclamações referentes ao plano sejam formalizadas por escrito nas secretarias da Adusb.