Moção de solidariedade aos trabalhadores da Educação do AM contra volta às aulas

A oposição do setor da Educação em Manaus (AM) está coletando assinaturas de entidades para apoiar a luta contra as aulas presenciais e de apoio ao cientista Lucas Ferrante que está sofrendo retaliações por apontar que a pandemia está longe de ser controlada e que a tal “imunidade de rebanho” não tem base científica e fez com que Manaus seja uma das cidades onde mais a população sofreu com a pandemia da Covid-19 no país.

O número de mortos na capital amazonense deu um salto de 73% na semana de 5 a 11 de agosto em relação às anteriores. Foram 19 mortos, contra uma média de 12 dos períodos que a antecederam, informou a coluna de Mônica Bergamo (FSP).

Segundo o pesquisador Jesem Orellana, da Fiocruz de Manaus. a marca seria uma clara evidência de que a cidade, apesar de festejar um suposto controle da doença, pode na verdade estar iniciando uma segunda onda. “O óbito é o indicador tardio da circulação do vírus”, afirmou. De acordo com Orellana, o crescimento ocorreria três semanas depois do aumento das infecções.

A CSP-Conlutas apoia essa luta e suas entidades e movimentos filiados já assinaram o abaixo-assinado. Confira abaixo a moção na íntegra:

MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DO AMAZONAS

Nós, professores e trabalhadores da Educação dos vários estados Brasileiros, vimos por este instrumento, prestar total solidariedade aos companheiros de Manaus e do Amazonas em sua luta CONTRA O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS.

Está comprovado que as atividades nas escolas colaboram tremendamente para a propagação do vírus e que as escolas da rede estadual do Amazonas NÃO dispõem de condições reais que permitam minimizar essa situação. Bem o contrário, temos relatos e evidências de que o governo de Wilson Lima não investiu em reformas, melhorias e instalação de equipamentos em escolas que mesmo sem pandemia já sofriam com uma estrutura capenga tanto nas escolas e hospitais da capital como do interior que conta com 62 municípios em um estado com dimensões continentais. Situação que se agrava quando se soma a política do governo de Bolsonaro de desmonte e desqualificação dos serviços públicos em geral, mas com mais força destruidora quando se refere à Saúde e à Educação.

Evidências científicas divulgadas pelo cientista Lucas Ferrante e sua equipe apontam que a pandemia está longe de ser controlada e que a tal imunidade de rebanho em Manaus não tem base científica. Ao contrário das notícias que veiculadas na imprensa paga, as evidencias mostram que MANAUS ESTÁ CAMINHANDO PARA UMA NOVA ONDA DE CRESCIMENTO DE NOVOS CASOS DE COVID-19. Portanto, a reabertura das escolas – privadas ou públicas – neste momento é no mínimo temerária e coloca em risco as vidas tanto dos alunos quanto dos professores e familiares dos envolvidos. Os trabalhos do cientista Lucas Ferrante de Faria e sua equipe, publicadas no periódico científico THE LANCET (um dos maiores e mais respeitados periódicos científicos médicos do mundo) vêm sofrendo severas retaliações pelo seu compromisso com a divulgação das evidências científicas em relação à pandemia de covid-19 em Manaus e no Amazonas.

Entendemos que o esforço dos governos Estadual e Federal em impor e consolidar o retorno das aulas no Amazonas significa derrotar todos que lutamos no Amazonas e no Brasil CONTRA O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS E A FAVOR DA VIDA EM TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS. E é por isso que não podemos permitir que sigam adiante porque essa política significa mais mortes.

Assim, reafirmamos nossa solidariedade integral aos companheiros do Amazonas e convocamos a todos os trabalhadores, suas entidades e a sociedade em geral a também expressar seu apoio e comprometidas com a luta pela garantia e defesa da vida humana e a somarem-se a nós assinando esta nota.

Via CSP-Conlutas