30 de Setembro: dia de luta em defesa dos serviços públicos! Confira cobertura dos atos pelo país!

Nesta quarta-feira, dia 30 de Setembro, a CSP-Conlutas, entidades sindicais do funcionalismo e as que compõem o Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) realizaram uma série de protestos em defesa do Serviço Público. Em diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará e outros, além do Distrito Federal, servidores do funcionalismo público, ativistas de partidos políticos, organizações e movimento sociais demonstraram disposição de luta contra o retrocesso previsto na Reforma Administrativa de Paulo Guedes, Bolsonaro e Mourão.

O Dia Nacional de Lutas com manifestações, protestos e paralisações denunciou junto à população o ataque que representa a reforma para a classe trabalhadora. Isso porque a medida prejudica o acesso e a qualidade de diversos serviços públicos como por exemplo a educação pública básica e a saúde, nosso SUS que é referência mundial em atendimento de saúde, e cuja importância ficou ainda mais evidenciada com a pandemia da Covid-19.

Para Adriana Stella, integrante da CSP-Conlutas e dirigente da Fasubra, a mobilização para disseminar informação verdadeira, seja por meio da realização de dias de luta como por meios digitais, tem extrema importância, uma vez que a campanha de Fake News do governo segue com toda força para que sejam encaminhadas medidas como essa que acaba com o Estado mínimo. “Quase metade da arrecadação não é destinada ao povo, e sim aos super ricos, ao pagamento da dívida pública. Esse argumento falacioso do governo de que é preciso reduzir os custos é um verdadeiro ataque contra a população e a classe trabalhadora. É preciso seguir na luta por propostas alternativas que garantam os direitos dos trabalhadores e proponham serviços públicos de modo democrático, voltados de fato à população e aos mais pobres”, detalha.

Para a dirigente, “o serviços públicos precisam de investimentos e não de mais precarização. Precisamos nos organizar e lutar porque a Reforma Administrativa entrega a saúde, educação, habitação, previdência, pesquisa, ciência etc, que já são tão debilitados, a serviço do capital”.

É preciso lutar por atendimento gratuito, de qualidade e adequado às pessoas. O que Bolsonaro e Paulo Guedes querem é garantir os lucros dos mais ricos, privatizar os serviços e entregar tudo para os empresários. Nenhuma medida que conste na reforma serve para defender os interesses da grande maioria da população. Por isso, neste dia 30 de Setembro, fomos à luta em defesa dos serviços públicos, e nossa mobilização permanece por fora Bolsonaro, Mourão e Guedes! Serviço público de qualidade e gratuito, sim! Reforma Administrativa, não!

Via CSP-Conlutas